Notícias

Prefeitura entrega novas barracas para a Feira do Produtor

Ao todo, 35 estruturas foram subsidiadas pela administração municipal aos feirantes
21 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação entregou, nesta terça (20) e quarta-feira (21), 35 novas barracas para os produtores contemplados com o subsídio que beneficia a Feira do Produtor. A ação faz parte do Programa de Modernização e Padronização do Sistema de Feiras Livres Municipais (Lei 11.027, de 19 de dezembro de 2011).

As barracas, que contam com 7,5 metros quadrados, foram destinadas aos pequenos produtores devidamente cadastrados junto à Prefeitura. O investimento atendeu aos feirantes com estruturas metálicas e lonas (dispostas na cobertura e nas laterais). Cada uma custou R$ 3.125,00, sendo que o município subsidiou 60% deste valor e cada produtor arcou com o restante. O preço final ainda pôde ser dividido em até dez vezes, de modo a favorecer as condições de pagamento.

<strong>Prefeitura entrega novas barracas para a Feira do Produtor</strong> 1
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Durante a entrega das novas barracas na Feira de Produtos Rurais, que é realizada toda quarta-feira na Praça Cívica, a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Jorge, comentou sobre a importância em valorizar os produtores rurais. “Essa é mais uma ação da Prefeitura e da secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação visando proporcionar melhorias aos produtores rurais, bem como atividades que possam valorizar ainda mais o trabalho desta categoria. Assim, com este trabalho em conjunto, buscamos potencializar a geração de emprego e renda”, pontuou. 

Para a produtora da agroindústria Roselane Maria, que comercializa, há mais de um ano, produtos como doces, pimenta, antepasto, geleias e biscoitos, o auxílio da Prefeitura contribui diretamente com as vendas. “Aqui, na Feira Novo Agro, do Parque do Sabiá, comercializo as mercadorias que produzo no campo. Essas novas barracas vão proporcionar mais conforto para nós, produtores. Elas ficaram melhores e com um preço acessível graças ao aporte concedido pela Prefeitura”, contou.

<strong>Prefeitura entrega novas barracas para a Feira do Produtor</strong> 2
Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Apoio aos feirantes

A valorização dos feirantes no município segue o Programa de Modernização e Padronização do Sistema de Feiras Livres Municipais e envolve uma série de incentivos por parte do executivo municipal. Por meio do Programa, além do subsídio de equipamentos, são realizados cursos gratuitos de qualificação e formação profissional com relação às boas práticas de manipulação e de atendimento ao cliente.

Em 2019, como incentivo aos feirantes, a gestão municipal regularizou, pelos próximos dez anos, a situação de 100% dos feirantes que atuam na cidade, de acordo com normas municipais e federais.   Já em 2020, a Prefeitura também subsidiou a aquisição de lonas, bem como modernizou e padronizou as feiras livres do município.

Feira do Produtor

A Feira do Produtor é composta exclusivamente por pequenos produtores rurais e atualmente está em cinco endereços no município. Veja os horários e locais:

Terça-feira:

– Parque do Sabiá, na entrada pela avenida Anselmo Alves dos Santos, bairro Santa Mônica

Horário: 15h às 20h

Quarta-feira:

– Praça Cívica, avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica

– Praça Nicolau Feres, bairro Martins

Horário: 9h às 18h

Sexta-feira:

– Praça Clarimundo Carneiro, bairro Centro

Horário: 9h às 18h

Domingo:

– Avenida dos Pássaros (entre a avenida dos Flamingos e rua dos Periquitos), bairro Jardim das Palmeiras

Horário: 7h às 13h

Veja Também