Notícias

Sine de Uberlândia tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais

Balanço do Governo de Minas revela que unidade local, sob a gestão da Prefeitura de Uberlândia, conquistou os melhores resultados do Estado em 2022 nos quesitos quantidades de vagas, de atendimentos e de profissionais inseridos no mercado
29 de dezembro de 2022

 Mais uma vez, o trabalho desempenhado no município ganha destaque. Após o Ministério do Trabalho e Previdência divulgar recentemente que Uberlândia é a segunda cidade do interior a gerar mais emprego no Brasil, uma nova informação confirmou a evolução da empregabilidade na cidade com auxílio importante da Prefeitura de Uberlândia. Segundo levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), de janeiro deste ano até o momento, a unidade de Uberlândia do Sistema Nacional de Emprego (Sine) possui o melhor desempenho comparado a todas as unidades de Minas Gerais.

O Sine de Uberlândia, cuja gestão passou para Prefeitura de Uberlândia em 2020, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), ficou em primeiro lugar nos três indicadores de desempenho analisados na avaliação (quantidades de vagas oferecidas, quantidades de atendimento e vagas colocadas – que significam o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho). Confira abaixo:      

<strong>Sine de Uberlândia tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais</strong> 1
Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)
<strong>Sine de Uberlândia tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais</strong> 2
Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)
<strong>Sine de Uberlândia tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais</strong> 3
Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)

*As vagas colocadas referem-se às pessoas inseridas no mercado de trabalho. De acordo com o registro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o número para 2022 ainda será superior, ultrapassando 4 mil trabalhadores, uma vez que muitas fichas de postos ocupados neste ano ainda estão sendo computadas no sistema interno do Sine.

Ações para geração de emprego e renda

O Sine Uberlândia representa uma das frentes de atuação da Prefeitura de Uberlândia no intuito de fomentar a geração de emprego e renda na cidade. De forma sinérgica, também há a frente de capacitação profissional, com mais de 90 cursos gratuitos de qualificação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) nos Centros Profissionalizantes do Morumbi, Lagoinha, Campo Alegre, Luizote de Freitas, Planalto e Tocantins, além do Complexo Social Maravilha e Estação da Juventude.

<strong>Sine de Uberlândia tem o melhor desempenho dentre todas as unidades de Minas Gerais</strong> 4
Foto: Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

E, em setembro deste ano, para inovar no estímulo à empregabilidade, o Município realizou de forma inédita o primeiro Mega Feirão de Empregos. Por meio da parceria entre a Sedesth e Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei), o Município possibilitou que mais de 12 mil entrevistas de empregos fossem realizadas por 122 empresas participantes, em um único dia, na Arena Sabiazinho. O sucesso do projeto garantiu que o Mega Feirão se tornasse lei, de autoria do prefeito Odelmo Leão, para ocorrer anualmente como política pública fixa do Executivo municipal.

Para o prefeito Odelmo Leão, o desempenho do Sine Uberlândia reflete todo comprometimento da gestão com todas essas frentes de trabalho. “Nossa equipe tem se dedicado, com excelência, tanto para capacitar nossa população quanto para dialogar com o empresariado. Essa intermediação de qualidade tem inspirado e aumentado a confiança de todos no setor produtivo. Portanto, em 2023, vamos continuar inovando”, ressaltou.

Veja Também