Notícias

Investimentos em sinalização e acessibilidade marcam trabalho da Settran nos últimos dois anos

Cidade recebeu mais de 100 mil m² de reforço na sinalização horizontal e 1.508 botoeiras sonoras foram instaladas nos semáforos entre 2021 e 2022
2 de janeiro de 2023
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), tem como premissa trabalhar pela segurança daqueles que integram o trânsito em nossa cidade. E, no intuito de melhorar cada vez mais a sinalização e acessibilidade no trânsito em prol dos usuários, a pasta executou ações e fiscalizou demandas em todos setores da cidade durante o biênio 2021/2022.

No que diz respeito à sinalização, por exemplo, foi empenhado o reforço da pintura de quase 100 mil m² referente à marcação horizontal das vias. Na sinalização vertical, por sua vez, houve o reforço de quase 6 mil m² de placas. O investimento em inclusão também é um dos pilares da gestão Odelmo Leão junto à população de Uberlândia. Assim, são feitas ações periodicamente em prol das pessoas com algum tipo de deficiência. Na cidade, por exemplo, existem 1.508 botoeiras sonoras que aumentam a segurança deste público nas travessias.

As regiões escolares também receberam uma atenção especial. Alguns dos bairros que tiveram o reforço na sinalização em prol dos alunos e daqueles que compõem o ambiente escolar, são: São Jorge, Shopping Park, Tabajaras, Tibery, Tubalina, Umuarama e Vigilato Pereira. A zona rural de Uberlândia também foi contemplada.

Educação no Trânsito

Buscando conscientizar todos os agentes que fazem o trânsito diário em Uberlândia, a pasta organiza, anualmente, a Semana Nacional do Trânsito, que é realizada em todo Brasil no mês de setembro. Em 2022, o tema foi: “Juntos, salvamos vidas”. Na oportunidade, as atividades tiveram o apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG).

<strong>Investimentos em sinalização e acessibilidade marcam trabalho da Settran nos últimos dois anos</strong> 1
 Foto: Danilo Henriques – Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves, comentou sobre a relevância do evento. “Mais uma vez, a Semana Nacional do Trânsito foi especial para todos os envolvidos direta e indiretamente. Durante os dias de programação, levamos à população informações que promoveram a reflexão daqueles que integram o trânsito em nosso cotidiano. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito cada vez mais seguro e, com isso, reduziremos consideravelmente o número de acidentes”.

O Núcleo de Educação para o Trânsito realizou palestras online em quatro escolas e visitou quatro empresas com o trabalho de instrução. Além disso, distribuiu aproximadamente cinco mil panfletos educativos ao longo da Semana Nacional do Trânsito.

Abaixo, demais ações realizadas em 2021/2022:

<strong>Investimentos em sinalização e acessibilidade marcam trabalho da Settran nos últimos dois anos</strong> 2

Veja Também