Notícias

Prefeitura intensifica serviços de poda em árvores durante período chuvoso

Além do serviço de prevenção, Município também estimula arborização com orientação e acompanhamento; Horto Municipal produziu 132.415 mudas em 2022
25 de janeiro de 2023
Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Durante o período chuvoso, a Prefeitura de Uberlândia redobra os esforços para evitar acidentes causados por quedas de árvores no perímetro urbano. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos tem intensificado os trabalhos de poda e, em alguns casos, de supressão (retirada total) de árvores que apresentem riscos potenciais à população.

No ano de 2022, a administração municipal realizou a maior quantidade de podas preventivas em árvores pela cidade dos últimos anos. Foram 7.863 podas. O número é bem superior ao registrado em 2021, quando 5.795 árvores receberam intervenções visando a redução de acidentes naturais. Somente nos primeiros dias deste mês de janeiro, 249 podas já foram feitas pela Prefeitura.

“O que fazemos é mapear e analisar quais árvores representam algum tipo de perigo à população. Com isso, desempenhamos podas corretivas, emergenciais e a limpeza de locais já afetados por quedas. Esse serviço reflete, ainda, na segurança das pessoas, visto que, em certos casos, há árvores que precisam de podas para não atrapalhar a iluminação pública”, ponderou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.

Autorização

A Prefeitura executa o serviço em canteiros e praças pela cidade, mas a população também pode solicitar a poda ou o corte de árvore em passeios públicos por meio de autorização prévia da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Em casos necessários, o dono do imóvel precisa requerer o pedido pelo portal da Prefeitura acessando a sessão supressão/corte/poda de árvores.

Depois de autorizada, a poda, transporte e descarte do material é de responsabilidade do proprietário e deve ser feita de forma adequada, seguindo orientação do órgão competente.

Vamos plantar

Se o cuidado com a natureza é importante para coibir acidentes, outra ação que faz toda a diferença diz respeito ao plantio de novas árvores. Para isso, o Horto Municipal produz mudas, de várias espécies, que podem ser obtidas gratuitamente pela população.

Em 2022, por exemplo, o espaço produziu 132.415 mudas, das quais 30.744 foram repassadas à população. Vale destacar que, para o plantio de mudas, deve-se observar a espécie e o local de cultivo para não ter problemas futuros.

Para pegar mudas de árvores, basta apresentar um documento de identificação e a matrícula do imóvel (que receberá o plantio da muda) no Horto Municipal, localizado na avenida Benjamin Magalhães, sem número, no bairro Tibery. O funcionamento do espaço é de segunda à quinta-feira, das 7h às 16h, e às sextas-feiras, de 7h às 15h, exceto em feriados.

Veja Também