Crianças de seis a 12 meses que frequentam as escolas municipais de educação infantil (Emeis) passam a contar, a partir deste ano, com a fórmula infantil na merenda. A inserção do leite modificado, que é indicado para bebês impossibilitados de receberem leite materno, faz parte das ações da Prefeitura de Uberlândia em prol da ampliação da oferta de alimentos de qualidade e alto valor nutricional na merenda escolar- uma política pública que já tem beneficiado outras faixas etárias nos últimos anos.
Por meio do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae), a Secretaria Municipal de Educação vai atender com a fórmula, aproximadamente, 635 bebês matriculados. Até então, esse público encontrava na escola a oferta do leite tradicional de vaca. Para aquelas que tinham indicação para tomarem fórmula, os pais ou responsáveis precisavam adquirir o produto com recursos próprios. Agora, esse alimento também será fornecido gratuitamente dentro das Emeis.
“Sabemos que a alimentação adequada é um fator protetor para diversas doenças crônicas e todo ser humano tem direito à alimentação saudável e segura, que consiste em diversidade de alimentos. E nós entendemos que a escola é um espaço propício para inclusão e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Além disso, os responsáveis por essas crianças que precisam tomar a fórmula terão uma preocupação a menos ao saberem que esse alimento está disponível de forma gratuita na merenda”, destaca a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.
Com a novidade, o Pmae iniciou essa semana uma capacitação junto a agentes de serviços gerais, diretores e profissionais de apoio das Emeis. Ressaltando as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, a equipe de nutricionistas do Pmae aborda o uso da fórmula infantil e outros temas importantes para a qualidade da alimentação infantil, como restrição de açúcar e outros de tipos de adoçantes até os 3 anos de idade, orientações sobre ordenha e estocagem de leite materno e introdução alimentar.
O mesmo conteúdo será repassado aos pais e responsáveis dos bebês matriculados. Sendo assim, eles poderão preencher o formulário sobre permissões e restrições na alimentação de cada criança durante o período na nas escolas.
Merenda escolar é política pública
A preocupação com a qualidade da merenda escolar está dentro do compromisso da gestão Odelmo Leão com a educação de excelência oferecida na Rede Municipal de Ensino. Frutas, verduras, tubérculos, ovos caipiras, peixes e quitandas- produzidos localmente, e, portanto, frescos e utilizados conforme a sazonalidade- formam um cardápio diversificado e nutricionalmente balanceado.
Na merenda das escolas municipais, também há outros tipos de alimentos. Estão nessa categoria os de nutrição especial, como os sem glúten e sem lactose.