A implantação do Programa de Assistência Médico Veterinária, firmado pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), já apresenta resultados que atestam o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar animal. O convênio é destinado a atendimentos gratuitos para cães e gatos resgatados em situação de urgência e emergência, sejam eles vítimas de atropelamentos ou maus-tratos com demonstração de violência física. Desde a implantação, em novembro do ano passado, até janeiro deste ano, foram realizados 83 atendimentos, 69 procedimentos cirúrgicos e 345 exames em geral.
O balanço dos três meses iniciais fez com que a Prefeitura solicitasse adaptações. Considerando que a maioria dos atendimentos são por atropelamento, foram requeridos remanejamento e adequações por parte do HV-UFU para otimizar os atendimentos em ortopedia. Também foi feita modificação no sistema de triagem e iniciada uma ampliação na equipe de cirurgia com objetivo de diminuir o tempo de espera na agenda.
Com vigência de 12 meses, o projeto é orçado em R$ 500 mil. A aplicação dos recursos do Executivo para a instituição de saúde animal ocorre mediante demanda, de acordo com a tabela de procedimentos padronizada pelo HV-UFU. A parceria abrange exames, consultas médico-veterinárias, medicação e alimentação durante a internação em horário de atendimento, além dos demais procedimentos previstos na tabela do HV-UFU.
Atendimentos
Os atendimentos serão realizados em dias de semana, das 7h às 17h, em conformidade com o horário de funcionamento do HV-UFU. Os encaminhamentos dos animais poderão ser feitos por munícipes, ONGs, órgãos de salvamento e forças de segurança pública. A procura pelo hospital veterinário só deve ocorrer para casos comprovados em que há animais de rua resgatados vítimas de atropelamento ou de maus tratos com violência física.
Premissas e responsabilidade
Para atendimento, serão exigidos o preenchimento de declaração de ocorrência para os casos de atropelamentos, boletim de ocorrência para os animais vítimas de maus tratos com comprovação de violência física e termo de responsabilidade sobre o animal em ambos os casos. O HV-UFU também poderá exigir apresentação de documentação dos responsáveis. As premissas visam garantir o direcionamento adequado dos procedimentos e evitar o abandono.