Para promover a assistência adequada ao paciente com suspeita ou diagnosticado de alguma das doenças transmitidas pelo Aedes (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus) a Secretaria Municipal de Saúde abriu as salas de hidratação em sete unidades básicas de saúde. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Contingência de Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti e evita que os pacientes tenham complicações já que não há tratamento específico.
A princípio, as sete unidades que receberão as salas de hidratação estão nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF’s) Glória, Shopping Park I, II e III, Lagoinha, Marta Helena, Jardim Célia, Luizote e Morumbi. O horário de funcionamento será das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados e domingos.
As salas vão atender pacientes que procurarem qualquer unidade de saúde municipal e que estejam com suspeita e sejam classificados com sinais de alertas. O transporte será garantido pelo Município tanto para as salas quanto para as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em caso de necessidade de internação.
O secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço, detalhou a necessidade desta iniciativa. “Com o aumento dos casos suspeitos, temos que garantir o atendimento dos pacientes, além de desafogar as UAIs que atendem outras enfermidades”. O secretário ainda destacou a importância destes cuidados. “Como são doenças sem medicamento específico, o acolhimento nas salas busca aliviar os sintomas, com analgésico, e combater a desidratação, seja por via oral ou venosa. Essa atenção é importante, principalmente em casos graves”.