Com mais de 2.200 profissionais da educação inscritos, o Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) da Secretaria Municipal de Educação deu início, na noite desta terça-feira (7), aos cursos de formação continuada do ano de 2023. Por meio do canal no YouTube, a palestra de abertura trouxe o tema “Computação na educação básica: estado da arte e desafios”, ministrada pelo professor e doutor em Informática para Educação, Christian Puhlmann Brackmann.
O acesso de estudantes a recursos tecnológicos já é uma realidade implementada pela secretaria municipal, pautada nas Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O município traz a recente inovação implementadas nas escolas municipais por meio de laboratórios móveis, que levam notebooks educacionais (chromebooks) às salas de aula.
A assessora pedagógica da secretaria, Carla Barbosa, fez uma retrospectiva dos desafios e avanços últimos cinco, destacando que as capacitações atendem todas as etapas de modalidades de ensino com o objetivo de qualificar a formação dos profissionais.
“Essas oportunidades vão de encontro com a característica da gestão de sempre dar a importância que a formação tem para a melhoria do fazer pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem, buscando o aprimoramento da relação professor-aluno e, consequentemente, comunidade escolar”, pontuou.
Formação abrangente
Os cursos de formação continuada do Cemepe para 2023 são todos gratuitos e voltados para profissionais da educação da rede municipal de ensino, atendendo todas as etapas e modalidades oferecidas: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (PMAJA).
Alguns temas em destaque nas formações são: “Ciranda de Saberes e Prática na Educação Infantil”, “Desvendando a Matemática e o ensino das operações básicas”, “Ensinar História e Geografia nos anos iniciais”, “O ensino de arte e suas linguagens”.