Para aprimorar o atendimento de crianças e adolescentes pelas equipes multidisciplinares na Atenção Primária em Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a capacitação “Oficinas de Brincar: a utilização da caixa de brinquedos e do brincar/lúdico como estratégias terapêuticas no atendimento de crianças e adolescentes”. A capacitação é voltada para todos os profissionais das unidades básicas de saúde (UBS e UBSF) da rede municipal de saúde, e acontece no Centro Municipal de Estudos Pedagógicos (Cemepe).
Nesta terça-feira (7), as equipes do setor no sul participaram das atividades. As próximas capacitações acontecem nos dias 10 e 14 de março para os profissionais dos demais setores da cidade. Ao todo, são 80 vagas divididas em duas turmas: manhã (8h às 11h30) ou tarde (13h30 às 17h). As inscrições para os profissionais da rede municipal já estão abertas (faça aqui) e as vagas são limitadas. Mais informações pelo e-mail: smsceps@gmail.com
A iniciativa da capacitação, de acordo com a coordenadora da Saúde Mental, Alexandra Rita Gouveia Bones, faz parte do trabalho de fortalecer a rede assistencial para crianças e adolescentes. “Estamos trabalhando há algum tempo para que o público infantil tenha o melhor atendimento, e percebemos que precisávamos levar esse cuidado para a Atenção Primária. Assim, a ideia é instrumentalizar os profissionais para o acolhimento no dia a dia nas unidades, transformando o atendimento em um momento lúdico e permitindo a identificação de situações do cotidiano da criança”.