O trabalho de combate ao Aedes aegypti e a assistência médica adequada aos pacientes suspeitos e diagnosticados com alguma das doenças transmitidas pelo mosquito envolve toda a comunidade. Por isso, o secretário municipal de Saúde, Clauber Lourenço, recebeu os diretores da Unimed Uberlândia, Paulo Sérgio de Freitas e Francisco Tavares, nesta sexta-feira (24), para discutir as estratégias adotadas pelas secretarias e alinhar as ações que podem ser aplicadas na rede particular de saúde.
Durante a reunião, o secretário de saúde e o médico da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Sinício, detalharam a importância da comunicação entre toda a sociedade sobre as formas de prevenção, bem como a abertura de salas de hidratação e as diretrizes para a assistência médica.
“Rede pública e particular devem estar alinhadas e trabalhando juntas neste momento para garantir não só atendimento, mas também dar sequência nos cuidados. Como são doenças sem medicamento específico, um bom atendimento com alívio dos sintomas e combate à desidratação, seja por via oral ou venosa, é fundamental, principalmente em casos graves”, explicou o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.
Atualmente, além do trabalho e monitoramento constante do Programa de Controle das Doenças Transmitidas pelo Aedes, a Secretaria de Saúde está sete salas de hidratação em funcionamento e abrirá outras duas a partir de segunda-feira (27).
Também foi autorizado que as Organizações Sociais, responsáveis pela administração das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), aumentem a equipe de plantonistas das unidades que oferecem pronto atendimento em pediatria. Sendo assim, serão dois médicos a mais, sendo um para a equipe das 13h às 19h e outro das 19h à meia-noite nas unidades dos bairros Luizote, Morumbi, Roosevelt e São Jorge.