Escolhida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia recebe, nesta semana, a visita de representantes da Secretaria Municipal de Vitória (ES). Até quinta-feira (13), a comitiva irá conhecer os processos implantados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser uma referência no serviço para outros municípios.
O objetivo da visita é conhecer os bons exemplos em administração, gestão da saúde e melhorias no acesso da comunidade à atenção primária. Dessa forma, é possível trocar ideias, inspirar e implantar nos demais estados brasileiros metodologias trabalhadas em Uberlândia. O ponto de partida da visita, que começou nesta terça-feira (11), foi na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, onde é desenvolvida a integração da Atenção Primária e da Ambulatorial Especializada no cuidado de usuários com condições crônicas.
“Neste modelo, o acompanhamento é feito a partir de uma estratificação daqueles que estão em situação de alto risco destas doenças e requerem uma atenção maior. A consulta é feita em conjunto entre paciente e vários especialistas. Depois de passar pela análise dos profissionais, é criado um plano de cuidados, que será monitorado pelos profissionais da unidade de referência do paciente”, detalhou a diretora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

Além deste trabalho, há também a Atenção Contínua, o Autocuidado Apoiado e a Alta Responsável para as pessoas internadas nas UAIs do setor sul. Na sequência, os representantes da cidade de Vitória participaram de uma reunião sobre as estratégias exitosas que colocaram Uberlândia em destaque no Previne Brasil – novo modelo de repasse focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe -, e sobre as linhas de cuidado com os adultos e, principalmente, idosos por meio do Índice de Vulnerabilidade Clínico-funcional (IVCF-20).
Para a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Vitória, Solange da Costa De Bortoli Neves, já no primeiro dia foi notória a boa estruturação da Saúde em Uberlândia e a integração de excelência entre os profissionais. “Com certeza é uma experiência que vai agregar muito valor, principalmente por vermos a força da integração entre os profissionais da atenção especializada com a atenção básica.”

Ainda dentro da programação, os visitantes também conhecerão o Hospital Municipal e a Rede Materno Infantil, o Centro Vida e a Unidade Laboratório Santa Luzia, que é a unidade laboratório dos da Planificação da Atenção Saúde.