Idealizado pela Prefeitura de Uberlândia para fortalecer ainda mais o ecossistema de inovação local, o Polo Tecnológico Sul começará a receber obras, em 2023, das empresas que adquiriram lotes. Uma das primeiras estruturas a serem erguidas no loteamento público empresarial da cidade é a da Sankhya Gestão de Negócios. O projeto para receber a empresa, que acabou de realizar mais uma expansão e é uma das líderes no segmento de Gestão Empresarial (ERP) no Brasil, já está em desenvolvimento e os trabalhos devem ser iniciados neste segundo semestre.
Pioneira também no ecossistema tecnológico de Uberlândia, a Sankhya atua no segmento desde 1989 e anunciou, recentemente, a aquisição da Meetime, uma das empresas líder em Sales Engagement (engajamento de vendas) no país. Essa é a quarta compra do grupo após ter levantado R$ 425 milhões junto ao fundo soberano de Singapura, o GIC, em 2020 – na época, a transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de softwares de gestão do Brasil.
A aquisição corresponde a uma participação majoritária na Meetime. A empresa incorporada possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo. Segundo a Sankhya Gestão de Negócios, que avalia outras expansões ainda para este ano, a expectativa após a compra recente realizada é triplicar o tamanho da companhia em até três anos. E a meta para 2023 é superar o faturamento de R$ 400 milhões, incluindo as operações das quatro empresas do Grupo Sankhya: Meetime (sales engagement), Ploomes (CRM), Neppo Tecnologia (omminchannel) e PontoTel (HCM).
Além da Sankhya, outras seis empresas adquiriam lotes no Polo Tecnológico Sul, cuja gestão está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação. São elas: IBDN Participações Sociedade Unipessoal Ltda., Radiologistas Associados Ltda, Blue Mountains Empreendimentos Imobiliários S.A., Calixto Bonati Investimentos e Participações Ltda, FTF Patrimonial Ltda e Obuc Gerenciamento de Informações Ltda. Esses empreendimentos estão na fase de registro das escrituras e darão início à elaboração e aprovação dos projetos e preparativos para a construção.
Polo Tecnológico Sul
O Polo Tecnológico Sul é o primeiro loteamento empresarial público de Uberlândia e já passou por dois processos de licitação, realizados por meio de concorrência pública na modalidade maior preço, para alienação subsidiada dos 32 lotes existentes. O primeiro resultou na aquisição de uma área, pela Sankhya Gestão de Negócios. Na segunda licitação, foram comprados sete terrenos.
Instalado em uma área de 152.845 m² localizada na rua da Carioca, no bairro Gávea, o Polo tem toda a infraestrutura básica para ocupação por empresas de base tecnológica. As vias são pavimentadas e há estacionamentos, ciclovia, calçada, guarita, depósito de resíduos, sistema de drenagem pluvial, rede de água e esgoto, sistema de iluminação pública com redes subterrâneas de energia elétrica, postes com luz de LED e postes abastecidos por energia solar.
Há também áreas de recreação de 26,7 mil metros quadrados com bancos, teatro de arena, mirante e paisagismo, entre outras estruturas.
Terceiro edital
Neste segundo semestre, será lançado o terceiro edital de ocupação dos lotes restantes no Polo Tecnológico Sul. Também será divulgado o novo processo licitatório das duas torres de serviços de apoio e conveniência, além de ser iniciado o processo de constituição da Associação das Empresas do Polo Tecnológico, responsável pela gestão interna do loteamento empresarial público.