A Prefeitura de Uberlândia tem atuado rotineiramente para garantir que a população tenha acesso aos serviços e benefícios públicos e, devido ao trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, já foi possível cadastrar 5.123 beneficiários no Auxílio Gás. O programa do Governo Federal instituído em 2021 é destinado a diminuir os impactos do valor do gás de cozinha sobre o orçamento das pessoas de baixa renda. Novos interessados podem solicitar e pleitear o auxílio à União no Centro Administrativo Municipal ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade (leia mais abaixo).
Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e receber uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo. O programa também está disponível para as famílias que tenham pessoas residentes no mesmo domicílio que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) inscritas ou não no Cadastro Único.
O programa federal garante que, a cada dois meses, as famílias beneficiadas recebam o valor integral do botijão de gás de 13 kg baseado na média do preço nacional de referência desse produto, estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em junho, mês em que foi feito o mais recente pagamento do Auxílio, o valor foi de R$ 110. O próximo auxílio será pago em agosto.
Ressalva-se que o pagamento é depositado em dinheiro pelo Governo Federal diretamente em uma conta bancária ou digital do beneficiário. A seleção dos inscritos que receberão o auxílio também é feita por meio de sistema do Governo Federal.
CadÚnico
O CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para seleção e inclusão em programas federais, estaduais e/ou municipais. Para se cadastrar no Cadastro Único, as famílias devem ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Podem fazer parte do Cadastro Único famílias com renda total de até três salários mínimos, pois cada programa que exige o cadastro tem seu recorte de renda.
A inclusão no CadÚnico em Uberlândia pode ser solicitada pelas famílias na Diretoria Integrada de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada no Centro Administrativo Municipal, ou nos 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelos bairros de Uberlândia. Quem for se cadastrar deve levar documentação (RG e CPF) de todas as pessoas que moram em sua residência e o comprovante de endereço. Confira mais detalhes clicando AQUI.