Iniciada nesta segunda-feira (31), a 39ª Campanha de Vacinação Antirrábica começou a percorrer propriedades rurais para imunizar cães e gatos. A estimativa da Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa de Controle da Raiva, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), é de que sejam aplicadas cerca de 13,5 mil doses na etapa rural, que segue até 1º de setembro. O trabalho ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados nos distritos.
A iniciativa municipal atende cães e gatos com mais de três meses de vida, com exceção daqueles que estejam doentes ou no período de gestação ou lactação. O objetivo é garantir que a cidade continue sem registros da doença – uma infecção viral aguda que não tem cura, pode levar à morte e é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais.
As equipes do Programa de Controle da Raiva estarão com uniformes para identificação e portando crachás, além de utilizarem veículos identificados da Prefeitura de Uberlândia. O caseiro Nilson Pereira dos Santos recebe anualmente a equipe da UVZ e reforça o compromisso conjunto pela saúde animal. “Aqui, nós deixamos os animais preparados para a vacinação. E é bom que todos os fazendeiros deixem as porteiras destrancadas para o pessoal da Prefeitura entrar, porque é muito importante vacinar para a saúde dos animais”, apontou.
Para auxiliar nos trabalhos, os responsáveis pelas propriedades rurais podem ligar na UVZ informando a sua localidade pelo número (34) 3213-1470.
Cronograma
Nos setores da zona rural do município, a passagem das equipes do Programa de Controle da Raiva da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Já nos distritos, a vacinação ocorrerá aos sábados dentro do período estabelecido, conforme o cronograma: Tapuirama (dia 5 de agosto), Cruzeiro dos Peixotos, Martinésia e Jockey Camping (dia 12 de agosto), Chácaras Panorama (dia 19 de agosto) e assentamento Fidel Castro (dia 26 de agosto).
Na área urbana, a campanha está prevista para ocorrer ainda em setembro. O esquema de vacinação está sendo elaborado para atender todos os setores da cidade.