O atleta Marco Túlio Silva e o treinador Robson Medeiros – ambos da equipe formada pela parceria entre Prefeitura de Uberlândia por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Praia Clube e Exército – viajam nesta terça-feira (1°) para Mayaguez, em Porto Rico, para integrar a seleção brasileira no Pan-Americano de Atletismo Sub-20. A competição acontece entre sexta (4) e domingo (6), com participação de mais de 50 países das três Américas.
Na quinta-feira (3), durante o congresso técnico da competição, serão divulgadas todas as informações sobre a prova que Marco Túlio participará (800 metros rasos), inclusive os dias e horários de sua realização. Na manhã desta segunda (31), o atleta fez no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) o seu último treino antes da viagem, com acompanhamento do treinador Robson Medeiros.
“Estou muito otimista, pois o Pan-Americano é uma grande oportunidade para qualquer atleta que sonha em representar o seu país em uma grande competição”, ressaltou Marco Túlio.
Essa é a terceira convocação do atleta para a seleção brasileira em 2023. Nas duas primeiras, ele conquistou medalha de prata no Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas, e bronze no Sul-Americano, em Bogotá, na Colômbia.
O atleta
Atualmente em primeiro lugar no ranking brasileiro sub-20 e em quinto no ranking das Américas, Marco Túlio, 19 anos, é considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária. O jovem foi revelado pelas escolinhas da Futel e tem, entre as suas conquistas, medalha de prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalhas de bronze nos 1.500 metros na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.
Em janeiro deste ano, ele ficou com a prata na prova de 8 km do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), representando a seleção brasileira; no início de abril, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em Cascavel (PR), e em maio, medalha de bronze no Sul-Americano Sub-20, em Bogotá, na Colômbia. Ainda em seu currículo está a participação no Troféu Brasil, realizado em Cuiabá, no dia 7 de julho, quando obteve a sua melhor marca pessoal nos 800 metros com 1.50.05.