As equipes da Prefeitura de Uberlândia – representadas por parcerias entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – encerraram sua participação no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica 2023, em Fortaleza (CE), com a conquista de duas medalhas de ouro.
Mateus Carvalho, da Futel/CDDU/Praia Clube, foi campeão na categoria BC3 e Cristiano Silva, da Futel/Aparu/Praia Clube, na categoria BC2 Intermediário. Além disso, Luiz Humberto Naves Filho e Gustavo David, ambos da Futel/Aparu/Praia Clube, ficaram na quarta colocação nas categorias BC1 e BC3, respectivamente.
A competição reuniu representantes de 15 estados e do Distrito Federal. “Os resultados foram excelentes, pois esta é a principal competição da modalidade no país e nossos paratletas estiveram entre os destaques, o que evidencia a potência de Uberlândia no paradesporto”, ressaltou o treinador das equipes, o profissional de educação física da Futel, Glênio Fernandes.
Capacidade de atendimento
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem capacidade para atender até 30 paratletas na bocha, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. As aulas e os treinos são oferecidos no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), de segunda a sábado.