Com expectativa de beneficiar mais de 4 mil moradores, a Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta terça-feira (14), a implantação e regularização da infraestrutura adequada para distribuição de energia elétrica nos bairros Zaire Rezende e Maná, na região leste da cidade. O contrato, firmado pelo Prefeito Odelmo Leão, é estimado em cerca de R$ 3,7 milhões e prevê que a empresa vencedora de concorrência pública, Barra Projetos e Construções Ltda., efetue a expansão e modificação da rede de distribuição de energia, contemplando a elaboração e aprovação de projeto elétrico com fornecimento de materiais e mão de obra.
O bairro Zaire Rezende já começou a receber os 49 postes equipados com rede de distribuição de energia elétrica trifásica. A instalação da rede elétrica aguarda estudo/análise, feito pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do impacto da Linha de Transmissão (próxima ao local). Ao todo, 172 lotes serão contemplados, totalizando uma área atendida de 47.002,72 m² (metros quadrados).
No loteamento Maná, a execução da benfeitoria foi dividida em quatro etapas e aguarda aprovação da Cemig. Em atendimento a uma área total de 296.684,75 m², a Prefeitura contemplará 921 lotes com a instalação de 263 equipamentos.
O trabalho de implantação está sob supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Após a regularização da rede de energia elétrica nos bairros, será instalada a iluminação pública com luminárias de LED, atendendo à Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, firmada entre a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária Engie.
Também participam do processo de regularização as secretarias municipais de Obras (em auxílio na demarcação dos postes), Trânsito e Transportes (responsável pela verificação das vias) e Planejamento Urbano (à frente da emissão das certidões prediais e cadastramento das residências).
Loteamentos
O processo de regularização dos loteamentos Maná e Zaire Rezende teve início em 2019, quando o prefeito Odelmo Leão autorizou a elaboração dos projetos de urbanização e o levantamento social das famílias. Com a conclusão dos projetos, a Prefeitura inicia, agora, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a primeira etapa de execução das obras de infraestrutura nas localidades.