Nove escolas municipais receberam nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro Administrativo Municipal, troféus e medalhas pelas primeiras classificações, na categoria geral, nos Jogos das Escolas Municipais de Uberlândia (Jemu). Após mais de três meses de atividades, a edição 2023 do campeonato chegou ao fim no último domingo (26) e comprovou o talento dos estudantes municipais para os esportes.
Entre os critérios adotados para a classificação geral, foram consideradas as escolas que mais pontuaram e que tiveram maior índice de comparecimento nas disputas. Já os campeões de modalidades individuais foram premiados ainda no domingo, após o término de cada competição.
As disputas do Jemu 2023 tiveram início no mês de agosto e contaram com a participação de 2.800 estudantes da Rede Municipal de Ensino, abrangendo 20 escolas da zona urbana e dez da zona rural. Além das modalidades tradicionais (futsal, vôlei, carimbada e atletismo), houve a inclusão do atletismo paralímpico.
As competições foram realizadas no Sesi Gravatás, Centro Municipal de Alto Rendimento, o UTC, e escolas municipais Afrânio Rodrigues da Cunha, Professora Irene Monteiro Jorge e Doutor Afrânio de Freitas Azevedo. O evento teve o objetivo de incentivar a prática esportiva saudável nas escolas da rede municipal de ensino (zona urbana e rural) e estimular o desenvolvimento dos estudantes no esporte, que é considerado um importante integrador social.
“Realizar o Jemu é sempre muito emocionante por causa do convívio entre as escolas. A premiação é um momento muito importante e de glória, mas o envolvimento de toda a comunidade escolar, a forma pacífica como ocorreram os jogos e o incentivo aos esportes também foram importantes”, disse a secretária de Educação, Tania Toledo.
Classificação das escolas municipais no Jemu 2023:
Escolas urbanas de ensino fundamental 1
– 1º lugar – Professora Iracy Andrade Junqueira
– 2º lugar – Presidente Itamar Franco
– 3º lugar – Professora Gláucia Santos Monteiro
Escolas urbanas de ensino fundamental 1 e 2
– 1º lugar – Professor Otávio Batista Coelho Filho
– 2º lugar – Professora Josiany França
– 3º lugar – Professor Eurico Silva
Escolas rurais
– 1º lugar – Dom Bosco
– 2º lugar – Sebastião Rangel
– 3º lugar – Carlos Tucci