Dando continuidade às ações do Dezembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids, o Programa de Infecções Sexuais Transmissíveis IST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (7), mais uma capacitação para discutir os avanços e desafios no enfrentamento ao HIV/Aids e outras ISTs.
O encontro foi voltado a profissionais da saúde e aconteceu no auditório Cícero Diniz, com a participação do médico infectologista José Humberto Marins, da coordenadora do Ambulatório Herbert de Souza, Cláudia Spirandelli, e do ativista João Geraldo Netto.
A proposta, segundo a coordenadora Cláudia Spirandelli, foi de discutir tanto aspectos técnicos para diagnóstico e tratamento quanto a sensibilização dos profissionais para os estigmas e preconceitos relacionados. A Secretaria Municipal de Saúde reforça constantemente junto à comunidade informações sobre formas de transmissão, prevenção e detecção das infecções transmissíveis, principalmente porque, quanto mais cedo houver o diagnóstico, melhores são as chances de eficácia do tratamento.
O diagnóstico pode ser feito por meio dos testes rápidos realizados no Ambulatório Herbert de Souza. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os testes são feitos mediante agendamento pelo telefone: (34) 3215-2444.