O prefeito Odelmo Leão recebeu em mãos, nesta segunda-feira (18), dois importantes reconhecimentos nacionais. Concedidos na última semana em Brasília (DF), o prêmio de gestão municipal “Band Cidades Excelentes 2023- categoria geral nacional” e a homenagem “Gilson Cantarino”, pela contribuição marcante no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), que fez de Uberlândia um Centro Colaborador de boas práticas em saúde, foram entregues na sala de reuniões do gabinete durante encontro com a deputada federal e primeira-dama Ana Paula Junqueira Leão, a diretora-geral da Band Triângulo, Alessandra Valadares, e a diretora de Planejamento e Informação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Angélica, entre outras autoridades e lideranças.
Enquanto Ana Paula Junqueira Leão e Alessandra Valadares formalizaram a entrega do prêmio pela conquista da etapa nacional do “Band Cidades Excelentes”, Cristina Angélica foi quem trouxe a “Gilson Catarino”, uma vez que representou o ex-secretário Gladstone Rodrigues, cujo período de gestão frente à pasta de Saúde motivou a homenagem concedida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Prêmio Band Cidades Excelentes 2023
Uberlândia foi reconhecida em recente premiação como tendo a melhor gestão municipal do país. O município foi o vencedor na categoria geral, no grupo daqueles com população com 500 mil habitantes ou mais, do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 – etapa nacional, realizado no dia 11 de dezembro em Brasília (DF). A segunda maior cidade de Minas Gerais foi finalista da premiação após ser ganhadora geral e no quesito “Sustentabilidade” da fase estadual do, ocorrida em novembro.
Organizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila, a premiação tem o objetivo de promover o reconhecimento das cidades que contribuem com o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida da população. Também visa valorizar boas práticas e iniciativas pioneiras de gestão pública municipal.
Homenagem ‘Gilson Cantarino’
Já no último dia 12, a gestão do prefeito Odelmo Leão também foi reconhecida nacionalmente durante a 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde. O evento foi realizado, em Brasília (DF), por diversas instituições, entre as quais o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O tributo foi concedido devido à contribuição marcante no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS) por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Esse trabalho fez de Uberlândia um Centro Colaborador de boas práticas em saúde.