A Prefeitura de Uberlândia desenvolveu diversos trabalhos em prol da preservação ambiental, lazer e qualidade de vida na área urbana do município ao longo de 2023. Com um total de 335 praças, das quais 256 são urbanizadas, e cinco parques municipais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade investiu e destinou atenção especial para estes espaços. Itens como bancos, banheiros, lixeiras, caixas d’água, hidrômetros, rampas de acessibilidade, piso tátil, academias ao ar livre, parquinhos infantis e quadras esportivas foram incrementados nestes locais.
No período, o cuidado e zelo voltados a espaços de convivência renderam, também, 61 manutenções em praças, sendo 43 corretivas e 18 emergenciais. Somente em massa verde, foram recolhidas mais de 24 mil toneladas, por meio de iniciativas como o Mutirão Cidade Limpa e atividades de rotina da pasta.
A Prefeitura ainda garantiu mais lazer e entretenimento ao abrir as portas dos parques e outros espaços abertos ao público. Em 2023, quase 10 mil alunos, membros de instituições e ONGs estiveram nos parques Victório Siquierolli, Santa Luzia e Gávea, no Horto e no Zoológico, todos sob responsabilidade do município. O Zoológico Municipal, inclusive, registrou quase 145 mil visitantes ao longo do último ano. A Prefeitura ainda levou palestras com temáticas ambientais como, desenvolvimento sustentável, fauna e flora do Cerrado, mudanças climáticas e resíduos sólidos até escolas do município.
Administrado pela Secretaria, o Horto Municipal produziu 112.854 mudas, das quais 29.940 foram doadas. O trabalho desenvolvido por servidores vinculados ao espaço possibilitou o recolhimento de 298 árvores, outras 1.137 árvores foram suprimidas, enquanto 12.674 podas garantiram mais segurança à população.
Entre as benfeitorias proporcionadas neste período está o compromisso assumido pela gestão municipal em relação ao licenciamento ambiental. Na prática, a Prefeitura, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), se encarregou pela liberação dos licenciamentos. A municipalização do processo permitiu mais agilidade na análise, gerando maior controle ambiental, melhorias na arrecadação municipal e incentivo a novos investimentos.
Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Prefeitura ainda realizou 2.612 vistorias de alvarás, liberou 22 laudos acústicos e atendeu 1.995 solicitações via 0800, 1.149 pelo Serviço de Informação Municipal (SIM) e outras 339 recebidas via Fale conosco.