Para garantir cada vez mais o bom desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos alunos através de práticas alimentares saudáveis, a Prefeitura de Uberlândia segue investindo, melhorando e ampliando a merenda escolar. Em 2024, já foram entregues nas escolas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, 68 toneladas de hortifrútis, como abobrinha, batata doce, cenoura, chuchu, alface, couve, tomate, banana, alho e cebola. Dados do Programa Municipal de Alimentação Escolar (Pmae) indicam ainda que a Rede Municipal de Ensino recebeu, desde janeiro, 2.249 dúzias de ovos caipiras.
Nos cardápios rigorosamente elaborados pela equipe de nutricionistas do Pmae, quase 40% de todos os tipos de alimentos encaminhados pela Prefeitura de Uberlândia para a merenda das escolas municipais são provenientes da agricultura familiar. Como vem ocorrendo desde 2021, esse índice está acima dos 30% preconizados pela lei federal 11.947 de 2009. Em 2023, o investimento foi de, aproximadamente, R$ 3,7 milhões, ficando em 36,6%. Atualmente, o setor fornece 28 produtos.
Somente entre os hortifrútis enviados pela gestão municipal para as escolas municipais de Uberlândia no primeiro trimestre de 2024, 77,85% dos produtos são fornecidos pelos integrantes da agricultura familiar e o restante por empresa vencedora de processo licitatório. No período, o segmento produziu 52,9 toneladas das 68 toneladas adquiridas diretamente de 324 agricultores, entre produtores individuais e associados a quatro cooperativas, para compor a alimentação dos estudantes.
Reconhecimento além de Uberlândia
Ao adquirir produtos da agricultura familiar, a Prefeitura de Uberlândia garante mais qualidade na alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, atende o preconizado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação (MEC) e estimula a produção agrícola de pequenos produtores rurais. Esse trabalho resultou em reconhecimento fora dos limites de Uberlândia nos últimos anos.
Em outubro de 2022, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão também vinculado ao MEC, indicou a Secretaria Municipal de Educação para apresentar a bem sucedida experiência de Uberlândia com as compras da agricultura familiar durante o workshop “Do campo à escola – compras da agricultura familiar para o Pnae”. O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da Prefeitura de Belo Horizonte.
Refeições balanceadas
Diariamente, são atendidos, aproximadamente, 71 mil alunos na rede municipal de ensino de Uberlândia e servidas cerca de 120 mil refeições balanceadas nas 122 escolas. Tudo acompanhado de perto por uma equipe de 20 profissionais nutricionistas, dos quais dois são responsáveis técnicos, e pela promoção, periódica, de cursos de capacitação sobre introdução alimentar para os profissionais das escolas de educação infantil.
Além do investimento em itens da agricultura familiar, a Prefeitura de Uberlândia também tem procurado melhorar e ampliar a presença de outros produtos importantes para oferecer variedade na merenda. Por exemplo, entre os itens básicos, como arroz, feijão, macarrão, suco, leite, bolacha, uva passas e outros, o crescimento será de 18,18% no período de 2022 a 2024.
Há dois anos, os 21 itens do gênero somaram 1.084.391 unidades adquiridas e distribuídas. Para este ano, até o seu fechamento, estão previstas a aquisição e distribuição de 1.281.566 unidades relativas a 27 itens às unidades escolares. Confira mais sobre a evolução da aquisição dos alimentos clicando AQUI.