A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), iniciou uma nova etapa do trabalho de revisão do Plano Diretor, nesta quinta-feira (9), com a realização da 1ª audiência pública sobre o tema. A reunião, na qual foram apresentadas a síntese geral do levantamento de dados coletados nos fóruns regionais feitos em bairros de todas as regiões da cidade e nos distritos, além de contribuições dos cidadãos participantes, ocorreu no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Municipal.
A secretária municipal de Planejamento Urbano, Roberta Braga, destacou a importância da audiência pública. “Essa etapa visa juntar as informações que foram coletadas nos fóruns regionais, para que possamos fazer o diagnóstico municipal, do qual sairão as propostas para os próximos dez anos. O que entrar no documento final servirá de diretriz para a elaboração e aprimoramento das leis, possibilitando que nossa cidade sempre cresça de forma ordenada”, observou.
Após a 1ª audiência pública sobre o tema, o processo de revisão do Plano Diretor terá mais reuniões do Conselho Municipal do Plano Diretor, oficinas e outras audiências públicas.
Além do encontro desta quinta-feira, e enquanto mantém reuniões regulares com os membros do Conselho do Plano Diretor, a Seplan trabalha para que a população tenha cada vez mais oportunidades de participar desse processo de revisão, que vai gerar diretrizes para o planejamento e desenvolvimento da cidade nos próximos dez anos. Foi em uma dessas frentes, que ocorreram os fóruns regionais.
O primeiro ciclo foi promovido nas cinco regiões da zona urbana de Uberlândia. Uma equipe técnica da secretaria, e com suporte do Consórcio Cidadania, empresa vencedora do processo licitatório para fornecer assessoria técnica nesse processo, percorreu os bairros Pacaembu, Brasil, Shopping Park, Morumbi e Mansour.
No segundo ciclo, realizado entre os dias 22 e 26 de abril, os fóruns passaram pelos distritos de Uberlândia. As reuniões começaram por Cruzeiro dos Peixotos e seguiram por Miraporanga, Martinésia e Tapuirama.
Também está disponível na página da Seplan, no Portal da Prefeitura, um formulário online,pelo qual é possível fazer sugestões.
O Plano Diretor é um planejamento estratégico utilizado para organizar as atividades urbanas e rurais, considerando, dentre outros aspectos, meio ambiente, habitação, educação, saúde, transporte e infraestrutura urbana. Em Uberlândia, o documento em vigor foi aprovado em 2006.