As políticas da Prefeitura de Uberlândia para garantir maior segurança a estudantes e educadores nas escolas municipais foram destaque de uma mesa-redonda realizada na manhã desta terça-feira (28), durante a abertura do segundo dia do 5º Seminário Regional da Undime MG. Diante de um público composto por representantes de mais de 40 cidades, a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, foi a mediadora do encontro que reuniu diversas autoridades e contou com a participação do secretário municipal de Segurança Integrada, Renato Borges.
“A segurança escolar é um compromisso do prefeito Odelmo Leão, que determinou o investimento em ações voltadas para esta área. Atualmente, temos um sistema de videomonitoramento que conta com câmeras instaladas interna e externamente em todas as 122 escolas municipais, além de oferecermos outros recursos de auxílio à comunidade escolar”, disse o secretário.
Há um ano, as escolas da Rede Municipal de Ensino contam com uma linha telefônica para contato direto com o Centro de Controle e Inteligência. Além disso, desde abril de 2023, a comunidade escolar conta com o aplicativo e página virtual “Escola Protegida”, que são outros dois canais de denúncia exclusivos para o ambiente escolar.
Em janeiro deste ano, o prefeito Odelmo Leão apresentou o videomonitoramento externo das escolas, ampliando o número de equipamentos no setor. Além das 1,8 mil câmeras instaladas na área interna das escolas, a rede municipal de ensino conta com 336 equipamentos de videomonitoramento em 134 pontos estratégicos na área externa das unidades. As imagens são captadas durante todo o dia e compartilhadas com a Polícia Militar.
O seminário regional foi aberto na noite desta terça-feira (28) com a palestra da Secretaria Municipal de Educação sobre o Pacto pela Alfabetização. Organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, o encontro teve como tema “Diálogos, saberes e práticas no contexto da educação pública” e se encerrou na tarde desta quarta.
“O seminário foi uma oportunidade para mostrarmos a todos os trabalhos e resultados obtidos nas escolas da Prefeitura de Uberlândia”, afirmou Tania Toledo.