O prefeito Odelmo Leão recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal, no fim da tarde desta segunda-feira (24), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri. Na reunião, o chefe do Executivo municipal apresentou ao presidente da Anatel cases de sucesso de políticas públicas do Município no setor de tecnologia, que tornam a segunda maior cidade de Minas referência no Brasil. Participou da apresentação o diretor-presidente da empresa municipal Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes. Acompanhou o presidente da Anatel, no encontro, Otto Fernandes Solino, assessor do conselheiro da Anatel Arthur Coimbra de Oliveira, e o ex-ministro das Comunicações Juarez Quadros.
Também participaram da reunião com o prefeito Odelmo leão, o presidente de honra do Conselho de Administração do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia, o diretor presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges, o diretor vice-presidente de Estratégia e Regulatório da Algar Telecom, Renato Paschoareli, e o vice-presidente de Varejo da Algar Telecom, Márcio de Jesus.
De 2017 a 2024, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia já investiu R$ 45 milhões em aplicativos e serviços digitais. O investimento nessa área e as políticas públicas de estímulo à tecnologia e inovação têm resultado em conquistas nacionais para o Município nos últimos anos. Na segunda quinzena de maio, pela terceira vez, no transcorrer da gestão do prefeito Odelmo Leão, Uberlândia foi considerada a 1ª do Brasil no ranking “Cidades com Serviços Inteligentes”. Além da conquista na edição 2024 do levantamento nacional, foi o primeiro ano no qual o município também foi eleito o 1º do país no ranking “Cidades Amigas do 5G” entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
Uberlândia também figurou, em 2023, entre as 30 cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil. O Município teve destaque no ranking Connected Smart Cities 2023, que tem o intuito de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Conforme o estudo feito e divulgado pela Urban Systems, Uberlândia foi a 30ª do país no levantamento realizado com outros 655 municípios com população acima de 50 mil habitantes. Considerando somente as cidades que detêm de 500 mil a 1 milhão de habitantes, a segunda maior cidade de Minas Gerais apareceu como a 10ª do Brasil mais conectada.
Tecnologia à serviço de Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia tem investido em diversas tecnologias para promover melhorias na cidade e em benefício da população local. Entre os recursos adotados estão o Geoprocessamento urbano e rural, telemetria do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), internet gratuita nos equipamentos sociais, Programa Conecta Parque, Portal Cidadão, UdiLab, oficinas de robótica, entrega de tablets aos alunos da Rede Municipal e cursos de informática básica para idosos nos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais), entre muitos outros.