Mais um importante reconhecimento às políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia de estímulo à tecnologia, inovação e ao desenvolvimento no município foi oficializado nesta segunda-feira (20). Pela terceira vez, no transcorrer da gestão do prefeito Odelmo Leão, Uberlândia foi considerada a 1ª do Brasil no ranking “Cidades com Serviços Inteligentes”. Além da conquista na edição 2024 do levantamento nacional, é o primeiro ano no qual o município também é eleito o 1º do país no ranking “Cidades Amigas do 5G” entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. O secretário municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Luiz Eduardo da Cunha Peppe, recebeu, em nome do prefeito e da cidade, os prêmios durante cerimônia realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília (DF), no final desta tarde.
Uberlândia já tinha sido considerada a 1ª do Brasil no ranking “Cidades com Serviços Inteligentes” nos anos de 2021 e 2022. Organizados pela Conexis Brasil Digital, os dois levantamentos nacionais consideram a oferta de serviços por meio de recursos digitais, como internet e celular, e o estímulo às telecomunicações entre os 201 maiores municípios brasileiros em população.
Em 2024, no ranking “Cidades com Serviços Inteligentes”, Uberlândia foi a vencedora geral ao se destacar em 26 dos 28 critérios da análise feita pela Conexis Brasil Digital, em parceria com a consultoria Teleco. Entre as políticas públicas envolvendo o uso de recursos tecnológicos e virtuais na cidade que chamaram a atenção no prêmio estão o sistema e-Gov, serviços nas áreas da Saúde e Educação, câmeras de monitoramento no âmbito da segurança, semáforos inteligentes e prontuários eletrônicos. Também foi destaque no levantamento o dado que aponta 100% da frota de caminhões de coleta de lixo possuírem GPS para monitoramento da gestão municipal e a localização dos veículos também ser disponibilizada à população.
Na edição 2024 do ranking “Cidades Amigas do 5G” entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, no qual foi a ganhadora, Uberlândia se destacou em decorrência da publicação da Lei Complementar nº 766, em 20/10/2023.
“O administrador precisa estar sempre à frente do seu tempo e deve ser um agente facilitador. Trabalhamos constantemente com esse foco para oferecer melhorias à nossa população. Para isso, precisamos estar cada vez mais conectados, investindo em inovação e em tecnologia. É isso que temos feito em Uberlândia durante nosso governo. E esses prêmios são o reconhecimento não só a esses esforços da gestão municipal, como também à cidade e à população de Uberlândia”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Serviços Inteligentes e Cidade Amiga do 5G
Os critérios do ranking “Cidades com Serviços Inteligentes” consideram a atuação das gestões municipais nas áreas de mobilidade urbana, educação e saúde, meio ambiente, plataformas de atendimento à população e legislação local. Nesse último item, o resultado final do ranking considera outro levantamento nacional: o “Cidades Amigas do 5G”, no qual Uberlândia também foi eleita a 1ª do país nesta edição 2024 do prêmio entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
Com quase 100% dos serviços digitalizados, a Prefeitura de Uberlândia possui diversas inovações que facilitam o dia a dia do cidadão. Entre elas, estão as plataformas de atendimento virtual, seja por meio de aplicativo ou site, como o Portal Cidadão, lançado em agosto de 2023. O canal digital disponibiliza em uma única ferramenta vários serviços à população, como o Programa de Refinanciamento Municipal Refim “Zero Tudo” e o ClimaUdi, sistema que permite consulta à medição climática em tempo real. Além disso, a cidade foi a primeira do país a operar com a tecnologia 5G – iniciou as operações em dezembro de 2021.
Em mobilidade urbana, a frota do transporte público é monitorada via GPS e os usuários podem acompanhar o trajeto dos veículos em tempo real. Há painéis eletrônicos com os horários das linhas em pontos estratégicos da cidade. Na área de segurança, a Prefeitura possui parceria com a Polícia Militar para videomonitoramento do trânsito na zona urbana (por meio dos semáforos inteligentes) e nas estradas rurais (facilitando a atuação das forças de segurança nas comunidades e distritos). Além disso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) emite alertas virtuais sobre possibilidade de chuva (amarelo, laranja e vermelho), onda de calor e baixa umidade do ar.
Nos serviços urbanos, a Prefeitura de Uberlândia tem dado continuidade às melhorias viabilizadas pela Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação com constantes instalações de lâmpadas de LED na cidade. Também instalou sensores de alerta na galeria subterrânea da avenida Rondon Pacheco. A tecnologia é ligada a alertas visuais nos postes da via que recomendam atenção ou saída imediata da pista em casos de elevação do nível de água pluvial.
Na Saúde, a população tem acesso a prontuários eletrônicos. Além disso, há o aplicativo “Udi sem Dengue”, que permite uma interação direta da população com a equipe do Programa de Controle da Dengue, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). E tem também o aplicativo Saúde + Uberlândia, lançado em agosto de 2019, que facilita o acesso dos moradores da cidade a informações sobre vacina, funcionamento das unidades de saúde e notícias relevantes.
Na Educação, entre outras ações, a Prefeitura de Uberlândia apresentou, em fevereiro de 2024, novos centros tecnológicos do projeto “Digitando o Futuro”. A iniciativa consiste no ensino, na Rede Municipal, de tecnologias integradas por meio de centros, fixos e itinerantes.
E se o morador de Uberlândia precisa resolver questões tributárias e administrativas, basta buscar o Portal de Negociação ou identificar uma das centenas de serviços de seu interesse disponibilizadas pela Prefeitura, como o “Alvará ligeiro” (voltado para a construção) ou o “Alvará Sanitário”.
Confira aqui o Ranking das Cidades com Serviços Inteligentes 2024 e o Ranking das Cidades Amigas do 5G 2024.