Com 146 anos de história, a Festa do Congado 2024 reuniu centenas de pessoas, neste domingo (14), na praça da Igreja do Rosário e São Benedito. Mais de 20 ternos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito cantaram e dançaram em torno das bandeiras, que foram abençoadas pelo pároco. A manifestação cultural e religiosa contou mais uma vez com o repasse da Prefeitura de Uberlândia para auxiliar com a celebração. O incentivo, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024, foi de aproximadamente R$ 270 mil e é mais uma forma de reconhecimento e preservação da cultura afro-brasileira por parte da administração municipal.
O festejo faz parte da tradição cristã de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam, cantam e dançam pelas ruas em celebração às santidades. A benção das bandeiras, em cerimônia chamada de “Bandeira do Aviso”, sinaliza o início das atividades da Festa do Congado, que segue até outubro. Nos próximos meses, os devotos promovem leilões e rezam o terço por toda a cidade. Na etapa final das comemorações, há novenas e o encerramento com o reencontro das bandeiras na Praça do Rosário. Para este ano, estão previstos mais de 30 eventos.
A Festa do Congado é patrimônio imaterial do município desde 2008. Por meio do decreto nº 11.321, Uberlândia obteve um marco significativo de valorização dessa importante manifestação cultural. É uma celebração que expressa identidade e história e muito representativa para os povos de matriz africana.
Ainda em 2008, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia solicitou registro dos festejos do Congado como Patrimônio Cultural do Brasil ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é continuar promovendo maior visibilidade e perpetuar a tradição das celebrações em todo o território nacional.