A Festa do Congado está chegando à etapa final da edição de 2024. Após três meses de eventos, os ternos iniciarão, nesta sexta-feira (4), a novena em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, quando haverá a cerimônia de benzimento e hasteamento das bandeiras na praça da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, praça do Rosário, no Centro. Com 147 anos de história, os festejos da manifestação cultural e religiosa foram iniciados em julho e contam, mais uma vez, com repasse da Prefeitura de Uberlândia. O incentivo, previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), foi de aproximadamente R$ 270 mil e é mais uma forma de reconhecimento e preservação da cultura afro-brasileira por parte da administração municipal.
O festejo faz parte da tradição religiosa de matriz africana em que os devotos desfilam, rezam e cantam pelas ruas em celebração às santidades e, neste ano, agregam o louvor à Santa Efigênia. Na abertura, nesta sexta-feira, as atividades começarão às 18h, com o deslocamento do cortejo de grupos de congado, a partir do Centro Municipal de Cultura, até a praça da do Rosário.
Programação
As novenas seguirão até o dia 12, sempre das 18h às 22h, com a reza do terço, a realização de leilões e a presença dos grupos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques, conforme escala feita pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa solene acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro, das 7h às 23h, com os ternos de congado percorrendo diversas vias da cidade.
Em 13 de outubro, a programação terá início na rua Prata, 890, rumo à Igreja do Rosário. A partir das 16h, será realizado o reinado em diferentes pontos da cidade, seguido da condução dos Reis-festeiros até a Igreja do Rosário e São Benedito, onde, às 18h, acontecerá a procissão seguida de missa campal e coroação da imagem de Nossa Senhora do Rosário.
A festa será finalizada no dia 14 com a visita dos ternos de Congo, Catupés, Marujos, Marinheiros e Moçambiques aos devotos e Reis-festeiros em diferentes pontos de Uberlândia. A partir das 18h, está programada a troca de coroas com os festeiros de 2025 e a despedida dos grupos.
Incentivo à cultura
A Festa do Congado é patrimônio imaterial do município desde 2008. Por meio do decreto nº 11.321, Uberlândia obteve um marco significativo de valorização dessa importante manifestação cultural. É uma celebração que expressa identidade e história e muito representativa para os povos de matriz africana.
Ainda em 2008, durante a gestão do prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia solicitou registro dos festejos do Congado como Patrimônio Cultural do Brasil ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para continuar promovendo maior visibilidade e perpetuar a tradição das celebrações em todo o território nacional.
O fomento à festividade pela Prefeitura de Uberlândia é viabilizado, durante todos os anos de gestão do prefeito Odelmo Leão, por meio de repasses previstos pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A verba destinada à Irmandade Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é, posteriormente, distribuída aos 24 ternos de Congado de Uberlândia que compõem as celebrações, ocorridas tradicionalmente entre os meses de agosto e outubro. Saiba mais sobre a tradição na cidade clicando AQUI.