Após longa negociação com o objetivo principal de manter o serviço de assistência à saúde aos servidores municipais, a Prefeitura de Uberlândia informa que o plano de saúde, ofertado pela Unimed Uberlândia, terá reajuste de 18% – retroativo a outubro de 2024 (data-base contratual).
Comunica, ainda, que a gestão municipal vai garantir que o subsídio sobre as mensalidades seja reajustado no mesmo patamar, ou seja, em 18% (confira tabela clicando AQUI). O subsídio é o valor pago pelo Executivo, em favor do servidor, para ajudar no custeio do plano de saúde.
O reajuste do plano será pela sinistralidade e pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – Saúde do período de outubro/23 à setembro de 2024. A sinistralidade existe com o objetivo de realizar a recomposição atuarial das contas da operadora de saúde, considerando a relação entre despesas assistenciais e receitas de contraprestações (mensalidade e coparticipação), que atingiu 102,47% no período mencionado. O contrato assegura a sinistralidade de até 75%.
Tendo em vista esse cenário, a Unimed Uberlândia, após estudos e negociações, apresentou proposta de 21,39% no reajuste. Entretanto, com esforços da administração municipal, foi realizada a contraproposta de 18%, que foi acatada.
O reajuste será efetivado a partir folha de pagamento do mês de novembro de 2024, com retroatividade à folha de outubro.
Coparticipação
O percentual definido de reajuste incidirá igualmente sobre os valores de coparticipação pagos pelos servidores no caso de consultas, exames e tratamentos realizados. Confira a nova tabela clicando AQUI