O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recebeu, nesta quarta-feira (13), frequentadores da unidade Rondon Pacheco do Centro Educacional de Assistência Integrada (Ceai), no bairro Brasil, e da Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) no espaço da Fazendinha Águas Vivas. Eles foram atendidos por meio do Programa Escola Água Cidadã (Peac), que promove educação ambiental junto à população. Até 26 de novembro, o Peac desenvolve ações específicas para crianças, jovens e idosos em parceria com as secretarias municipais de Educação e Desenvolvimento Social.
A visita proporciona um momento de contato com a natureza carregado de ensinamentos sobre cuidados com o meio ambiente e animais. “Com o Peac, o Dmae busca fortalecer as ações pela consciência ambiental, conectando diferentes gerações e preparando a cidade para o futuro”, explicou o coordenador ambiental do Dmae, Celismar Costa.
Professora do Ceai, estrutura mantida pela Prefeitura de Uberlândia que oferece, gratuitamente, lazer, entretenimento e capacitação a pessoas acima dos 60 anos de idade, Isabel Simião destacou que a parceria vai repercutir no trabalho realizado na unidade. “Essa é uma visita e também um trabalho de campo, porque vai agregar no que a gente vai levar pra sala de aula, com pesquisa e prática”, contou.
Peac
Vencedor do prêmio nacional “Impactos Positivos”, por gerar impacto socioambiental sustentável, o Programa Escola Água Cidadã do Dmae tem como principal objetivo educar a comunidade para o uso responsável da água, com ações voltadas a escolas públicas e privadas, da pré-escola ao ensino universitário, associações de moradores, empresas e outras instituições.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br.