Celebrando o recente reconhecimento do queijo minas artesanal como patrimônio imaterial da humanidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com o Governo de Minas Gerais e diversos apoiadores, realizou, neste sábado (14), um evento especial com show musical e de drones, que reproduziram imagens luminosas de queijo e frases, e musical. Na ocasião, a primeira-dama e deputada federal Ana Paula Junqueira Leão representou o prefeito Odelmo Leão. A comemoração aconteceu no espaço Tatersal do Sindicato Rural de Uberlândia, na avenida Juracy Junqueira de Rezende, 100, Pampulha.
Desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores rurais, os modos de fazer o queijo minas artesanal foram registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 2002, como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais. Em 2008, essas técnicas foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Em 2022, esse processo de busca do reconhecimento do Queijo Minas Artesanal resultou na candidatura à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, com o objetivo sendo alcançado durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, em Assunção, Paraguai, na última semana.
O queijo minas artesanal é produzido com leite de vaca cru, sem pasteurização, seguindo métodos tradicionais de produção em pequenas propriedades, nas quais a matéria-prima se origina. O processo de fabricação utiliza pingo (um fermento natural), coalho e salga a seco, e passa por maturação, o que confere ao queijo uma casca lisa e amarelada.
Dentro da política de estímulo e apoio aos produtores de Uberlândia, a Prefeitura também promoveu um tour cultural e gastronômico de jornalistas e produtores de conteúdo mineiros e de outros estados para promover o queijo minas artesanal da cidade. A visita ocorreu entre os dias 5 e 8, guiada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com parceria do Governo de Minas, e encontro com o prefeito Odelmo Leão na sexta-feira (6).