Termina na próxima sexta-feira (9) o prazo para que os beneficiários do atual cartão de passe escolar possam utilizá-lo no Sistema Integrado de Transporte (SIT) em Uberlândia. Até essa data, os estudantes interessados devem fazer a migração para o Tarifa Zero. Após esse prazo, não haverá prorrogação, e o cartão de passe escolar será bloqueado. Até o momento, já foram emitidos 30.741 cartões da Tarifa Zero. Desse total, 24.117 já foram entregues e estão em uso e outros 6.624 ainda precisam ser retirados pelos usuários nos pontos da Ubertrans.
O prazo para a migração do cartão de passe escolar para o Tarifa Zero, que inicialmente expirava em março, foi prorrogado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) a primeira vez para 9 de abril. Depois, pelo segundo mês consecutivo, a prorrogação foi feita para 9 de maio.
Além disso, o prazo também é válido para os estudantes que solicitaram a retirada dos cartões da Tarifa Zero nos terminais de ônibus periféricos da cidade. Após essa data, deverão retirar as carteirinhas somente no posto da Ubertrans localizado no Terminal Central.
A Tarifa Zero no transporte público em Uberlândia é destinada a estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga horária total igual ou superior a 600 horas.
O decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, que criou a Tarifa Zero para estudantes no transporte público em Uberlândia, foi assinado pelo prefeito Paulo Sérgio em evento realizado no Terminal Novo Mundo no dia 10 de fevereiro. O chefe do Executivo municipal sancionou esta lei no dia 9 de janeiro de 2025.
Para ser beneficiário da Tarifa Zero, o estudante precisa se cadastrar no aplicativo do programa. O aplicativo Ubertrans-Supersit pode ser baixado pela loja de aplicativos do celular. Em seguida, basta se cadastrar ou, no caso de quem já acessava a plataforma, fazer o login com e-mail e senha.