Implantado a partir de parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e a empresa de telefonia Algar Telecom, o “Conecta Parque” chegou à marca de 150 mil acessos gratuitos de internet via wi-fi feitos no Parque do Sabiá. De acordo com levantamento realizado pela Algar Telecom, desde que o projeto entrou em atividade, em setembro do ano passado, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, cerca de 19 mil pessoas acessaram a rede aberta do principal cartão-postal de Uberlândia por mês.
A cobertura de internet via wi-fi tem desempenho de 600 MB a 1 GB, sem limitação de número de usuários, e abrange toda a extensão do Parque do Sabiá – espaço administrado pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Futel –, com destaque para espaços como pista de corrida e caminhada, quadras esportivas, Arena Beach Tennis, Nova Arena Park, academias ao ar livre, Mundo da Criança e Zoológico Municipal. Para atender aos frequentadores com qualidade, agilidade e segurança do serviço, a empresa parceira instalou 25 repetidores por toda a extensão do Parque do Sabiá e oferece serviço completo de manutenção pelo período de 10 anos, sem custos para a Futel.
Segundo o relatório que mostra os números de acessos à rede aberta, os aplicativos mais usados pelos frequentadores do Parque do Sabiá que utilizam o wi-fi são Instagram, YouTube, WhatsApp, Facebook e TikTok, além de serviços de streaming como Netflix, Spotify, Prime Video, entre outros. “A Prefeitura de Uberlândia tem feito importantes investimentos para proporcionar internet gratuita à população em diversos locais. No Parque do Sabiá, o projeto foi implantado em parceria com a Algar e tem sido um sucesso, ao oferecer uma conexão rápida a milhares de pessoas que passam diariamente pelo local”, destacou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
A população aprova. “O ‘Conecta Parque’ é um serviço muito importante, pois permite que as pessoas acessem a sites e redes sociais de forma gratuita e com alta velocidade. A Prefeitura de Uberlândia e a Algar estão de parabéns pela iniciativa”, disse Rodrigo Henrique.