A Prefeitura de Uberlândia participou, nesta quinta-feira (8), do 1º Fórum do Pacto pela Inovação. Idealizado pelo Uberhub, o evento marca o início formal de um movimento de articulação entre universidades, poder público, iniciativa privada e sociedade civil, com o objetivo de transformar Uberlândia em um polo de inovação de classe mundial. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves, esteve presente no Fórum, realizado na sede da Aciub, representando o prefeito Paulo Sérgio, que assinou o “Pacto pela Inovação” pelo Município, em novembro de 2024, enquanto vice-prefeito durante a gestão Odelmo Leão.
O poder público municipal tem voltado esforços para reforçar o posicionamento de Uberlândia como um centro de referência em inovação no Brasil. “Atuamos sempre em prol do ecossistema de inovação local e, claro, somos apoiadores do Pacto pela Inovação. O envolvimento da administração municipal com o movimento fortalece as ações e demonstra o compromisso do Município com a construção de um futuro mais inovador e conectado. Podemos contribuir diretamente para viabilizar a integração de políticas públicas e iniciativas que beneficiam a comunidade”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.
Destaca-se que a Prefeitura de Uberlândia foi a primeira, entre as entidades públicas e privadas locais, a ser convidada para assinar o documento, ainda em setembro de 2024. O compromisso do município em estimular ainda mais o ecossistema de inovação de Uberlândia foi oficialmente firmado, pela gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio, durante o Uberlândia Summit 2024, em novembro de 2024.
Pacto pela Inovação
O Pacto pela Inovação é um movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores para Uberlândia, além de servir como uma soma de recursos e parcerias entre a iniciativa privada e o poder público. O projeto também é apoiado por representantes de instituições, entidades, empresas e startups.
Atualmente, o Pacto pela Inovação conta com 21 signatários e está aberto para a adesão de novos participantes interessados em contribuir com o desenvolvimento de Uberlândia. A previsão é de que sejam realizados de dois a três encontros anuais, nos quais os signatários se reunirão em fóruns para definir e priorizar os principais macro desafios do Município. Esses desafios servirão de base para a criação e execução de projetos estruturantes de médio e longo prazo, visando o fomento à inovação, gerar oportunidades e fortalecer o ecossistema local.