Como parte das atividades da 4ª Semana da Reciclagem, realizada pela Prefeitura de Uberlândia e pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), a autarquia realizou, nesta terça-feira (13), uma capacitação voltada para síndicos de condomínios e para o público geral interessado, no auditório do Dmae. O objetivo foi apresentar as diretrizes da nova Resolução nº 15/2025, além de fomentar a implementação da coleta seletiva e das práticas de compostagem nos condomínios.
O coordenador da Gerência de Resíduos Sólidos do Dmae, Arthur Rosa, reforçou a importância da participação dos síndicos e do público geral. “Essas mudanças impactam diretamente a gestão de resíduos nos condomínios e representam um avanço significativo rumo a uma cidade mais sustentável”, destacou.
A resolução estabelece os critérios e procedimentos necessários para a destinação de rejeitos no Aterro Sanitário Municipal de Uberlândia. O encontro foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre a nova resolução, tendo um foco especial na implantação de sistemas de coleta seletiva e compostagem.
“A capacitação foi interessante à medida que ela consegue passar para a população como funcionam as coletas de resíduos, de rejeitos e a de recicláveis, de forma que sejam destinados da maneira mais correta possível para a gente poder otimizar os nossos pontos de recolhimento, a nossa forma de dispensa desses materiais”, disse o gestor de condomínios em Uberlândia Fabrício Montes Ramos.
Oficinas de compostagem nas escolas
Além da palestra, o Dmae promoveu, nesta terça (13), a implantação de oficinas de compostagem e a capacitação da equipe escolar para a prática. A dinâmica foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Profª. Eloah Marisa de Menezes, localizada no bairro Taiaman.
A iniciativa integra um projeto que busca ensinar, na prática, a importância da sustentabilidade e da conexão com a natureza. A compostagem escolar permite o aproveitamento de resíduos orgânicos gerados no dia a dia, transformando-os em adubo natural para hortas e jardins, fechando o ciclo dos alimentos e reforçando a ideia de reaproveitamento. “O intuito do projeto não é compostar a maior quantidade possível de resíduos, e, sim, dar o exemplo para que as crianças aprendam e repliquem em suas vidas”, destaca Arthur Rosa.

Além de beneficiar diretamente as escolas participantes, a ação faz parte de um movimento mais amplo que o Dmae vem desenvolvendo em Uberlândia. Escolas e instituições interessadas em aderir ao projeto podem entrar em contato com o setor de Coleta Seletiva pelo telefone (34) 3228-7749 ou pelo e-mail coletaseletivauberlandia@gmail.com.
Próximas atividades
Dando continuidade nas atividades da 4ª Semana da Reciclagem, o Dmae realizará, nesta quarta-feira (14), duas visitas orientadas à Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca), no bairro Santa Luzia. A primeira será às 8h, com alunos da Escola Municipal Prof. Carlota de Andrade, e a segunda acontecerá às 14h, aberta ao público geral. Já às 13h30, ocorrerá a exibição do CineÁgua, com o filme “Turminha da Mônica: Um Plano pra Salvar o Planeta”, na Emei Cecília Meireles.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA – DIA 14
8h – Visita Orientada na Associação de Catadores (Arca)
Local: Arca – Avenida Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
Público: Escola Municipal Prof. Carlota de Andrade
13h30 – CineÁgua – Turminha da Mônica: Um Plano pra Salvar o Planeta
Local: Emei Cecília Meireles
14h – Visita Orientada na Associação de Catadores (Arca)
Local: Arca – Avenida Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
Público: população em geral, representantes de instituições, Sebrae, Aciub, Fiemg, CDL e Servidores do Dmae*A entrada de cada visitante será validada com a entrega de algum material reciclável
QUINTA-FEIRA – DIA 15
8h – Visita Orientada Escola Estadual Angelino Pavan
Local: Museu da Água na sede do Dmae
9h e 13h30 – Implantação da Coleta Seletiva e realização de oficina de Compostagem
Local: Ação Moradia – bairro Morumbi
SEXTA-FEIRA – DIA 16
8h – Circuito Ambiental (Jogos Educativos)
Local: Escola Municipal Freitas Azevedo
9h – Oficina de pintura e revitalização da fachada da Arca
Local: Avenida Joaquim Ribeiro, 477 – Santa Luzia
14h – Palestra Resíduos Sólidos
Local: Escola Municipal Prof. Benedita Pimentel Ulhôa Rocha
SÁBADO – Dia 17 – DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM
8h – Realização de um mural de educação ambiental com artistas locais através do grafitti e instalação de Estação de Reciclagem
Local: Estação Elevatória de Esgoto Alto Umuarama III
Publicação de vídeo de paródia com tema coleta seletiva
Local: Redes sociais do Dmae
EXPOSIÇÕES DURANTE TODA A SEMANA
Exposição de Materiais Recicláveis – “Caminhos dos resíduos” na cidade de Uberlândia, com maquetes representativas do aterro sanitário, das associações de reciclagem e de composteiras, bem como dos caminhões de coleta e materiais que podem ser coletados.
Local: Foyer do Dmae
Exposição fotográfica – Re-Humanizar: As mãos por trás da sustentabilidade
Local: Espaço Cultural do Dmae