Para promover ainda mais qualidade no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista, a Prefeitura de Uberlândia realizou, nesta quinta-feira (15), a entrega da obra de reforma e ampliação do Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA). As melhorias implementadas, apresentadas pelo prefeito Paulo Sérgio na tarde de hoje (15), buscam reforçar o atendimento prestado pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliando as possibilidades de estímulo para o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças, entre 18 meses e 5 anos. O espaço funciona anexo ao Centro de Internação Pediátrico Dr. Helder Castro de Bastos, na rua 7 de Setembro, 871, no bairro Pacaembu.
“Esse investimento feito visa proporcionar um ambiente mais adequado e que estimule o desenvolvimento das crianças com TEA, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes. O intuito é fomentar a interação, comunicação e cooperação entre as crianças; oferecer atividades sensoriais por meio do jardim sensorial; além de melhorar a reabilitação dos atendidos. O espaço já está apto a receber os pacientes”, informou o prefeito Paulo Sérgio.

Com a ampliação, o CR-TEA passa a dispor de jardim sensorial, espaço para atendimento da fisioterapia e novas salas de atendimento. Agora, o centro de referência chega a mais de 1.300 metros quadrados (m²) a serem utilizados de acordo com as necessidades de cada paciente. Destaca-se que a obra, iniciada em agosto de 2024, durante a gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio, foi concluída e entregue à população antes do prazo previsto.
Benefícios
O novo jardim sensorial permitirá que as crianças processem melhor as informações sensoriais do ambiente. Nessa abordagem terapêutica, as pessoas com TEA são expostas a uma variedade de estímulos de maneira gradual. Já na sala de fisioterapia será possível realizar tratamentos voltados à coordenação motora e estímulo sensorial, com a utilização de equipamentos adequados em um espaço de 92 m².
A reforma contou com adequações na parte de segurança do prédio, incluindo os sistemas de incêndio e pânico. Já a ampliação trouxe uma nova edificação de cerca de 150 m², anexa à estrutura já existente.

No local, foram investidos mais de R$ 1,6 milhão, oriundo de repasse da mineradora Vale, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) alinhado junto ao Governo do Estado, devido ao rompimento da barragem de Brumadinho. A obra foi supervisionada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e realizada pela empresa licitada Lok Service Tecnologia Ltda.
Atendimentos
Inaugurado em abril de 2022, durante a gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio, o CR-TEA foi construído com recursos financeiros do município e se tornou o primeiro de Minas Gerais a atender via Sistema Único de Saúde (SUS). O centro de referência já auxiliou mais de 2,3 mil pacientes. Atualmente, 287 crianças recebem acompanhamento de profissionais, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. O espaço é administrado pela Organização Social (OS) Missão Sal da Terra.
Com as melhorias viabilizadas pela Prefeitura de Uberlândia, será possível aumentar a capacidade do atendimento em 30% ao mês, chegando a, aproximadamente, 370 pacientes. Antes da obra, o CR-TEA já contava com nove consultórios, salas para diagnósticos, fraldário, cozinha terapêutica e mais.
Para atendimentos pelo CR-TEA, os responsáveis por crianças com TEA devem procurar as unidades básicas de saúde da atenção primária, que são a porta de entrada para o acompanhamento. Após triagem, uma equipe multidisciplinar realiza as avaliações e direciona os atendimentos.