A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, iniciou, nesta quarta-feira (4), a instalação de nova iluminação pública em 13 vias de nove bairros e nove vias de um loteamento, totalizando 22 vias. O investimento prevê a instalação de 324 postes e 378 luminárias de led nestes locais e o primeiro local a receber a melhoria, nesta quarta-feira, foi o Jockey Camping. Para viabilizar a melhoria, a Prefeitura de Uberlândia utilizará 20 mil créditos do banco da parceria público-privada (PPP) da Iluminação junto à concessionária Engie.
A nova iluminação irá oferecer mais segurança e comodidade para a população, seguindo diretriz do prefeito Paulo Sérgio, e utilizará lâmpadas com tecnologia de led, que permite mais modernização, qualidade, além de serem menos poluentes e mais econômicas.
Confira, a seguir, os bairros e as respectivas vias que receberão nova iluminação pública:
Jardim Brasília – rua Eurípedes Barsanulfo (entre a rua Jerônimo Arantes e a avenida Coronel José Teófilo Carneiro);
Jardim Canaã – avenidas Babel e Jerusalém (do outro lado da via);
Jardim Holanda – avenida Paulo Firmino;
Jardim Ipanema – rua Aeronauta (entre as ruas Jerônimo Cardoso e Antônio Luiz Mendonça);
Jockey Camping – rua Campolina;
Morada da Colina – rua Augusto dos Anjos;
Morada Nova – rua Rubens Miguel;
Santa Mônica – avenidas Marcos Borges de Miranda (do outro lado da via) e Jaime Ribeiro da Luz (do outro lado da via);
São Jorge – ruas José Gonzaga de Freitas (do outro lado da via) e Planalto da Borborema (entre as ruas Serra Pacaraima e Serra Santa Marta) e avenida Geralda Francisca Borges (do outro lado da via);
Zaire Rezende – oito vias do loteamento.

Banco de créditos PPP da Iluminação
Estabelecido em contrato da Prefeitura de Uberlândia com a concessionária Engie, o banco de créditos contabiliza saldos desde o início da parceria, que foi oficializada em janeiro de 2020, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. Os saldos são revertidos na expansão do projeto de iluminação pública com tecnologia de led. Para tanto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é responsável pela definição do uso dos créditos acumulados. A escolha dos pontos a serem atendidos é baseada na necessidade apresentada em cada local, sendo considerados critérios como o risco causado pela falta de iluminação e a quantidade de solicitações feitas por moradores, entre outros.