O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) será um dos representantes de Uberlândia no 53º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que será realizado entre os dias 22 e 27 de junho, em Caldas Novas (GO).
Entre as atividades do congresso, na quarta-feira (25), a autarquia participará da 28ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento com a apresentação de quatro trabalhos técnicos, que retratam projetos que se tornaram referência em educação ambiental, sustentabilidade, inovação tecnológica e avanços regulatórios: “Educação Ambiental e Sustentabilidade: Programa Escola Água Cidadã”, “Programa Buriti”, “Residuômetro: inovação e transparência na gestão de resíduos sólidos urbanos” e o estudo técnico “Drenagem Urbana: Impactos Regulatórios da Norma de Referência nº 12/2025 e sua Interface com a Metodologia Acertar”.
“A participação do Dmae no Congresso da Assemae representa mais do que o compartilhamento de boas práticas. É a reafirmação do compromisso da administração pública municipal com o desenvolvimento sustentável, a inovação regulatória, a educação ambiental e a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para os desafios do futuro”, disse o diretor-geral do Dmae, Rodrigo Lacerda.
Uberlândia leva à exposição quatro trabalhos técnicos que representam diferentes dimensões do saneamento básico, mas que têm em comum a inovação, o envolvimento comunitário e a busca constante por uma gestão pública mais eficiente, transparente e sustentável. Esses projetos concorrem a prêmios, em formato de certificado, como “Melhores Trabalhos do 53º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae”, na categoria “Serviços de Saneamento”.
Marco regulatório e o papel da drenagem urbana
O trabalho técnico “Drenagem Urbana: Impactos Regulatórios da Norma de Referência nº 12/2025 e sua Interface com a Metodologia Acertar”, analisa os efeitos da nova regulamentação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) sobre os serviços de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas (DMAPU).
Aprovada em março de 2025, a NR nº 12/2025 representa um marco regulatório ao integrar formalmente os serviços de drenagem urbana ao sistema de saneamento básico. O estudo destaca os avanços trazidos pela norma e os desafios para sua implementação em nível municipal, com foco na padronização das informações e no fortalecimento da governança hídrica.
Educação ambiental que transforma realidades

O trabalho técnico “Educação Ambiental e Sustentabilidade: Programa Escola Água Cidadã (Peac)”, destaca os resultados do programa, por sua trajetória e abrangência. Criado em 2003, o Peac já alcançou mais de 484 mil pessoas por meio de 8.545 atividades desenvolvidas até 2024, como palestras, visitas técnicas, jogos educativos, apresentações teatrais e exibições de documentários. O programa é um importante instrumento para a consolidação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento) e 12 (consumo e produção responsáveis).
Recuperação de nascentes e segurança hídrica

Outro trabalho técnico de destaque é sobre o Programa Buriti, relatando sua atuação na proteção de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) das bacias hidrográficas da região. Criado pela Lei Municipal nº 10.066/2008 e vinculado ao Dmae, o programa já recuperou 7,8 mil hectares de áreas degradadas, contribuindo diretamente para a segurança hídrica da cidade e a qualidade da água destinada ao abastecimento público.
Transparência e tecnologia na gestão de resíduos

Com foco na inovação e no engajamento da população, o trabalho “Residuômetro: inovação e transparência na gestão de resíduos sólidos urbanos” apresenta a plataforma digital que permite o monitoramento dos dados de coleta seletiva e práticas sustentáveis em Uberlândia. A ferramenta, desenvolvida com base em um modelo de Florianópolis (SC), utiliza o Power BI para apresentar de forma interativa e acessível as informações sobre reciclagem e compostagem na cidade.