O nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia atingiu 62,63% segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) que revelou os números do Índice Criança Alfabetizada referente ao ano de 2024. O resultado está acima da meta de 55,71%, preconizada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC, para o mesmo período. Considerando a série histórica do levantamento, o Índice Criança Alfabetizada da rede municipal de ensino de Uberlândia cresceu 11,73 pontos percentuais, saltando de 50,90% em 2023 para 62,63% em 2024.
“A melhoria dos índices de alfabetização é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido, de forma sistemática, nas escolas municipais por meio do Pacto pela Alfabetização. Essa parceria da Secretaria Municipal de Educação com os Institutos Projeto de Vida e Raiar foi abraçada pelos nossos professores e o crescimento de 11,73 pontos percentuais no Índice Criança Alfabetizada é motivo de orgulho para todos nós”, disse a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
Em Uberlândia, o Pacto foi implantado em fevereiro de 2022, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, em consonância com a Política Nacional de Alfabetização, conduzida pelo MEC. A iniciativa visa elevar a qualidade da alfabetização e promover práticas de alfabetização mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita, reforçando, assim, o compromisso do prefeito Paulo Sérgio com a melhoria constante da educação em Uberlândia.
A metodologia aplicada faz uso de material didático estruturado e acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. O Pacto também oferece formação aos professores e gestores, bem como qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria. Em Uberlândia, todo o processo é feito tendo por base um Acordo de Cooperação entre o Município, o Instituto Projeto de Vida (Uberlândia) e o Instituto Raiar (Brasília-DF).
Índice Criança Alfabetizada e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Índice Criança Alfabetizada é um indicador nacional que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, criado pelo MEC em junho de 2023, com a proposta de avaliar a porcentagem de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Ele é calculado com base em resultados de avaliações de alfabetização, conduzidas pelos sistemas públicos de ensino em colaboração com o Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). As avaliações verificam se os estudantes do 2º ano do ensino fundamental possuem as habilidades esperadas de uma criança alfabetizada, como leitura, localização de informações em textos, dedução de informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal e escrita de palavras e textos curtos.
Quanto ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ele estabelece metas anuais para o país, estados e municípios alcançarem um alto índice de alfabetização na idade certa superior a 80% até 2030. Os objetivos são monitorar e avaliar o progresso da alfabetização no país, orientar políticas públicas de alfabetização e recuperar as aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º anos afetadas, principalmente, pela pandemia de Covid-19. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a colaboração entre os entes federativos, o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios e a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.