As aulas na rede municipal de ensino retornaram para cerca de 71 mil estudantes nesta segunda-feira (4). Ao todo, 124 escolas da Prefeitura de Uberlândia e 52 organizações da sociedade civil (OSCs), parceiras da Secretaria Municipal de Educação (SME), retornaram com suas atividades após o recesso escolar.
“O retorno dos estudantes é sempre um momento de muita alegria. As equipes das escolas sempre preparam atividades especiais para acolher a todos. Tivemos um primeiro semestre com excelentes resultados e vamos continuar nos empenhando para que nossas escolas sejam sempre referências, inclusive nacionais, no ensino e na aprendizagem”, destacou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.
Importantes conquistas no primeiro semestre
O ano letivo de 2025 teve início com um fato inédito. No primeiro dia de aula, em fevereiro deste ano, o prefeito Paulo Sérgio iniciou a entrega dos kits de uniformes escolares para a rede municipal de ensino. Foi a primeira vez que isso ocorreu, comprovando o compromisso do governo municipal com a qualidade do processo de ensino e aprendizagem oferecido na sua rede de ensino.
Ainda em fevereiro, a Prefeitura de Uberlândia recebeu o prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização em reconhecimento pelos seus esforços na oferta da alfabetização na idade certa e redução de desigualdades educacionais no ano de 2024, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. O Selo foi conferido pelo Ministério da Educação (MEC) às secretarias municipais, estaduais e do Distrito Federal que fizeram adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC, e atingiram as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação.
Em março, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados durante o Censo Demográfico 2022, o município foi considerado o mais alfabetizado do Triângulo Mineiro. Entre os moradores com 15 anos ou mais de idade, Uberlândia contava com 566.051 pessoas capazes de ler e escrever, o que correspondia a 97,13% de alfabetizados nesta parcela da população. Esse foi mais um resultado prático da implantação do Pacto pela Alfabetização no ano de 2022, durante a gestão Odelmo Leão e Paulo Sérgio.
Escolas em tempo integral e Oficinas de Robótica
Reforçando a diretriz do prefeito Paulo Sérgio de ampliar o número de vagas no ensino fundamental com atendimento em tempo integral, a Prefeitura ampliou, no mês de março, o atendimento em período integral em mais quatro escolas municipais. Todas as unidades ficam na zona rural, sendo elas: Domingas Camin (Miraporanga), Sebastião Rangel (Tapuirama), Dom Bosco (BR-365, Km 20) e do Moreno (estrada do Pau Furado). Com este benefício, o governo municipal disponibilizou mais 405 vagas para atendimento integral no ensino fundamental na rede municipal de ensino.
Reforçando o desenvolvimento de habilidades e a preparação para o mercado de trabalho, a Prefeitura passou a atender mil estudantes municipais durante as Oficinas de Robótica a partir do mês de abril, o que significou um aumento de 25% do número de vagas em relação ao ano de 2024, que era de 800. O projeto é custeado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e realizado na escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) para alunos do quarto e do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais urbanas. As aulas são gratuitas para os estudantes.
A edição 2025 dos Jogos Escolares Municipais de Uberlândia (Jemu 2025) agitou o mês de maio. As disputas foram promovidas pela SME, com apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e teve a participação de, aproximadamente, 3.200 estudantes de 38 escolas da rede municipal de ensino.
Construção de novas escolas e índices de destaque
O mês de junho evidenciou o andamento da construção de quatro escolas municipais que, juntas, oferecerão 2 mil novas vagas na rede municipal. Duas unidades atenderão estudantes do ensino fundamental nos períodos integral e parcial e as outras duas serão voltadas para a educação infantil. Os novos equipamentos estão localizados nos bairros Jardim Canaã, Shopping Park e São Jorge. As obras serão concluídas ainda neste ano e fazem parte de uma linha de trabalho, definida pelo prefeito Paulo Sérgio, que agrega estruturas adequadas a um processo de ensino e aprendizagem de boa qualidade.

Recentemente, em julho, um levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) revelou que os números do Índice Criança Alfabetizada referente ao ano de 2024, quanto ao nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia atingiu 62,63%. O resultado está acima da meta de 55,71%, preconizada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC, para o mesmo período. Considerando a série histórica do levantamento, o Índice Criança Alfabetizada da rede municipal de ensino de Uberlândia cresceu 11,73 pontos percentuais, saltando de 50,90% em 2023 para 62,63% em 2024.
Trabalhando para manter o nível de excelência educacional municipal, julho ainda teve a participação da Prefeitura em dois eventos nacionais voltados para o setor. Inicialmente, o prefeito Paulo Sérgio e a secretária municipal Tania Toledo participaram do 1º Encontro “Embaixadores da Educação – Prefeitas e Prefeitos liderando a transformação educacional”, promovido pelo Centro Lemann, no Rio de Janeiro. Uberlândia foi selecionada junto a outros 39 municípios brasileiros de grande porte por terem se destacado na oferta de serviços educacionais. Durante o encontro foram discutidos e aprofundados temas relevantes e focados em soluções práticas e inovadoras para as redes municipais de ensino.
Encerrando julho, os relevantes trabalhos realizados na educação municipal de Uberlândia resultaram no reconhecimento e indicação da secretária Tania Toledo como delegada, com poder de voto, durante o 20º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Salvador, capital baiana, e contou com a participação de três mil dirigentes do setor educacional público. Juntos, eles debateram e apresentaram propostas educacionais e de acordo com o tema “Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação”.