Para viabilizar novas melhorias na iluminação pública e contemplar vias e ecopontos, a Prefeitura de Uberlândia anunciou a instalação de novas estruturas de iluminação em todas as regiões do município. O prefeito Paulo Sérgio foi o responsável por revelar, nesta sexta-feira (8), no Centro Administrativo Municipal, os 150 locais que serão beneficiados pela administração municipal. Ao todo, serão instalados mais de 1.800 postes e luminárias de led, dando sequência às instalações iniciadas em junho deste ano.
“Esse anúncio reforça nosso trabalho em favor da segurança pública e bem-estar da população. Muitas das vias e dos ecopontos que serão atendidos com essa moderna iluminação de led aguardavam há tempos por esta melhoria. Garantir a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas estão entre as nossas prioridades e seguiremos atuando para tornar Uberlândia uma cidade cada vez mais segura e melhor para se viver”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Para viabilizar as benfeitorias, serão destinados R$ 37 milhões, oriundos do banco de créditos da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação, junto à concessionária Engie. Os locais contemplados foram indicados pela população por meio de plataformas como o Serviço de Informação Municipal (SIM), Fale Conosco, Ouvidoria, Câmara Municipal (requerimentos e ofícios), Governo e por indicação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

As obras de melhorias da iluminação pública com a utilização de créditos da PPP tiveram início no último mês de junho, quando 22 vias foram anunciadas para o recebimento de novas estruturas, como postes e lâmpadas de led. Além dos novos locais elencados, posteriormente, algumas praças também devem ser contempladas.
(Confira aqui os pontos que receberão nova iluminação pela Prefeitura de Uberlândia.)
Banco de créditos PPP da Iluminação
Estabelecido em contrato da Prefeitura de Uberlândia com a concessionária Engie, o banco de créditos contabiliza saldos desde o início da parceria, que foi oficializada em janeiro de 2020, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio. Os saldos são revertidos na expansão do projeto de iluminação pública com tecnologia de led. Para tanto, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos é responsável pela definição do uso dos créditos acumulados. A escolha dos pontos a serem atendidos é baseada na necessidade apresentada em cada local, sendo considerados critérios como o risco causado pela falta de iluminação e a quantidade de solicitações feitas por moradores, entre outros.