O programa Tarifa Zero, implantado pela Prefeitura de Uberlândia em fevereiro deste ano, completou seis meses de funcionamento, na última semana, com mais de 4,6 milhões de utilizações do benefício. Neste período, foram emitidos 44.014 cartões do programa, dos quais 41.344 foram entregues e outros 2.670 aguardam ser retirados. Também foram bloqueados 2.096 por inconsistências.
Iniciada em fevereiro, quando o prefeito Paulo Sérgio assinou o decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, a gratuidade no transporte público é destinada a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação. O chefe do Executivo municipal sancionou esta lei no dia 9 de janeiro de 2025.
“Esse benefício foi uma conquista histórica dos estudantes e das famílias de Uberlândia. Essa foi a primeira lei sancionada em nossa gestão e um dos primeiros compromissos que assumi perante a administração da Prefeitura de Uberlândia, por entender que essa gratuidade reduz a evasão escolar, contribui com as famílias que moram na nossa cidade, enfim, ajuda a melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito Paulo Sérgio.

Perfil do usuário
Dos mais de 40 mil beneficiários do Tarifa Zero cadastrados no sistema da Ubertrans, pouco mais de 40% são estudantes do ensino médio, de cursos técnicos ou pré-vestibular. Dados mostram que outros 38,2% estão matriculados no ensino superior, 14,7% são alunos do ensino fundamental 2 e 6,5% do ensino fundamental 1.
Investimentos na Educação
Os dados cadastrais atualizados do programa apontam que, com as mais de 4,6 milhões de utilizações do benefício registradas nos seis primeiros meses de operação, a Tarifa Zero gerou um investimento médio mensal ao sistema de transporte coletivo, neste período, de cerca de R$ 3,4 milhões. Os recursos do orçamento da Settran, na prática, estão sendo investidos na Educação das crianças e jovens de Uberlândia, que podem contar com locomoção garantida para estudarem e participarem de atividades culturais, sociais e esportivas.

Benefício
A Tarifa Zero no transporte público em Uberlândia é destinada a estudantes regularmente matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação, com carga horária total igual ou superior a 600 horas.
O benefício é operacionalizado por meio de um cartão de transporte personalizado. Cada aluno pode utilizar até 60 passagens mensais, quantitativo que é monitorado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), por meio de sistema de reconhecimento facial implementado pelo município em 100% da frota de ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT), para assegurar o bom uso do programa.
O cadastro para utilização da Tarifa Zero é válido por seis meses, devendo ser renovado pelo usuário ao término desse período. O benefício, conforme diretriz do prefeito Paulo Sérgio e estabelecido com critérios pelo decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, não tem seu uso restrito somente para educação e pode também ser utilizado pelos estudantes para atividades de lazer, cultura e esporte.
Locais e linhas com mais utilizações da Tarifa Zero:
TCEN (Terminal Central) – 347.372
T810 (Terminal Canaã/Terminal Central) – 156.619
T120 (Terminal Umuarama/Luizote III) – 130.822
T121 (Terminal Umuarama/Mansour) – 117.534
A147 (Shopping Park/Terminal Central) – 109.780
A836 (Terminal Canaã/Pequis) – 107.024