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Avanço do nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia está entre os três maiores do país

Posição alcançada no levantamento divulgado recentemente pelo MEC considera capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes; Uberlândia também superou meta nacional preconizada
2 de setembro de 2025
Secretaria de Comunicação/PMU

Uberlândia é a terceira cidade com maior avanço no Índice Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2024, quando se considera as capitais e os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. De acordo com o levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia obteve um crescimento de 11,73 pontos percentuais e atingiu 62,63% em 2024, frente aos 50,90% em 2023. O resultado de Uberlândia também está acima da meta de 55,71%, preconizada pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do MEC, para o mesmo período.

Os resultados obtidos na rede municipal de ensino de Uberlândia reforçam o compromisso do prefeito Paulo Sérgio com a melhoria constante da educação no município, refletem estratégias e ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e foram obtidos graças a uma junção de fatores. “É um trabalho desenvolvido por vários profissionais, de forma sistemática, nas escolas municipais e tendo como principal base o Pacto pela Alfabetização. Nossos professores abraçaram essa causa e os resultados são melhores a cada dia”, afirmou o prefeito Paulo Sérgio.

Em Uberlândia, o Pacto foi implantado em fevereiro de 2022, durante o governo Odelmo Leão e Paulo Sérgio, em consonância com a Política Nacional de Alfabetização, conduzida pelo MEC. A iniciativa elevou a qualidade da alfabetização e promoveu práticas educativas mais eficazes, a fim de criar melhores condições para o ensino e a aprendizagem das habilidades de leitura e de escrita.

A metodologia aplicada utiliza material didático estruturado e acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem. O Pacto também oferece formação aos professores e gestores, bem como qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria. As atividades são desenvolvidas com base em um Acordo de Cooperação entre o Município, o Instituto Projeto de Vida (Uberlândia) e o Instituto Raiar (Brasília-DF).

Avanço do nível de alfabetização das escolas da Prefeitura de Uberlândia está entre os três maiores do país 1
Secretaria de Comunicação/PMU

Destaque na imprensa nacional

O desempenho da rede municipal uberlandense foi destaque na imprensa nacional. Em matéria divulgada recentemente pelo jornal Folha de São Paulo e intitulada “Cidades com maior avanço na alfabetização usam dados próprios para orientar políticas”, Uberlândia é citada como exemplo de município que criou sistema próprio de avaliação para direcionar suas políticas voltadas para a educação. A reportagem destaca a adesão da Prefeitura de Uberlândia ao Pacto pela Alfabetização, cujo custo é baixo, mas de importante valor estratégico.

Índice Criança Alfabetizada e Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

O Índice Criança Alfabetizada é um indicador nacional que faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, criado pelo MEC em junho de 2023, com a proposta de avaliar a porcentagem de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Ele é calculado com base em resultados de avaliações de alfabetização, conduzidas pelos sistemas públicos de ensino em colaboração com o Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). As avaliações verificam se os estudantes do 2º ano do ensino fundamental possuem as habilidades esperadas de uma criança alfabetizada, como leitura, localização de informações em textos e dedução de informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal, além de escrita de palavras e textos curtos.

Quanto ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ele estabelece metas anuais para o país, estados e municípios alcançarem um alto índice de alfabetização na idade certa e superior a 80% até 2030. Os objetivos são monitorar e avaliar o progresso da alfabetização no país, orientar políticas públicas de alfabetização e recuperar as aprendizagens de alunos do 3º, 4º e 5º anos afetadas, principalmente, pela pandemia de Covid-19. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a colaboração entre os entes federativos, o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios e a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.

A lista completa do desempenho das redes municipais de ensino no Brasil pode ser conferida na página do Inep pelo link “Resultados e metas | Municípios (Rede Municipal)”. Acesse aqui.

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