Destinado a levar noções de cultivo e preservação do meio ambiente a crianças com idade entre 4 e 13 anos da Rede Municipal de Ensino, o projeto “Educa Agro” é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agronegócio (SMAGRO) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME). As visitas técnicas da proposta pedagógica terão sequência na próxima quarta-feira (8), na Fazenda São José, pela Escola Municipal do Moreno, localizada na Tenda do Moreno.
Também dentro do projeto, outras visitas técnicas ocorreram no dia 15 de setembro, na Escola Municipal Emílio Ribas, localizada na região da Floresta do Lobo, e ontem (1º), no Parque Estadual do Pau Furado, pela Escola Municipal Domingas Camin, localizada no Distrito de Miraporanga, na qual haverá continuação das atividades de educação ambiental com turmas da educação infantil nesta sexta (3). Também haverá uma visita técnica no dia 29, na Ceasa Minas.
“O projeto Educa Agro visa proporcionar uma formação teórico-prática voltada às rotinas do meio rural, aliando educação ambiental a práticas de empreendedorismo agrícola. Desta forma, nossa missão é contribuir para a capacitação dos estudantes da região rural, bem como fortalecer o processo de sucessão familiar nas atividades agropecuárias. Acreditamos que os alunos envolvidos no programa desempenharão, futuramente, papel relevante na produção agrícola do município, além de preservar o legado de suas famílias no campo”, disse o secretário municipal de Agronegócio, Thiago Silveira.
Para viabilizar o “Educa Agro”, proposta pedagógica que também conta com parceria com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) e com a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), a Secretaria Municipal de Educação contribui com a disponibilização de horários e professores e garante o espaço físico para o cultivo das hortas escolares, onde os alunos desenvolvem as atividades. O trabalho inclui a produção de hortaliças e outras culturas anuais, noções de comercialização, práticas de manejo de irrigação, pecuária (especialmente a leiteira) e avicultura. Em 2024, mais de 90 alunos da Rede Municipal de Ensino concluíram o projeto, que foi criado em 2023.
Confira, abaixo, a programação das próximas visitas técnicas do projeto “Educa Agro 2025”:
Quarta (8) – E.M. do Moreno, localizada na Tenda do Moreno
Tema: conhecimento sobre uma propriedade rural altamente produtiva e tecnificada, com foco em bovinocultura de leite. Na sexta (10), a atividade será realizada com outras turmas da mesma escola.
Local: Fazenda São José (BR-365, sentido Tupaciguara, próximo ao Posto Décio)
Quarta (29) – Ceasa Minas, atividade com os Produtores Rurais
Tema: estratégias de comercialização, precificação e planejamento de safra, com foco na capacitação de produtores rurais, incluindo pais de alunos participantes do programa.