Como parte das comemorações do aniversário de 138 anos do município, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), retoma os passeios do trenzinho no Parque do Sabiá. O novo trenzinho, com vagão, agora, conta com capacidade ampliada para 45 lugares e plataforma elevatória para pessoas em cadeiras de rodas. Além disso, a locomotiva passou por reforma geral e recebeu novo motor. Sucesso entre o público infantil e adulto, a atração também recebeu nova plotagem.
Para marcar a data festiva, os passeios serão realizados entre sábado (29) e segunda (31), dia do aniversário da cidade, das 12h às 16h, com embarque e desembarque próximo ao deck da represa e no Mundo da Criança, no Parque do Sabiá, espaço administrado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel. O último embarque acontece sempre às 15h.
O novo trenzinho passa de 35 para 45 lugares, todos equipados com cinto de segurança, além de espaços reservados para pessoas em cadeiras de rodas. A reforma foi feita com recursos da Futel, viabilizados via emenda do vereador do vereador Sargento Ednaldo, no valor de R$ 250 mil. “O trenzinho retorna ainda mais bonito, confortável e seguro, além de passar a oferecer acessibilidade. A partir de agora, tenho certeza que as crianças e os seus familiares passarão dias cada vez mais divertidos no principal cartão-postal de Uberlândia”, afirmou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.
Implantado pela Futel no fim da década de 1980, o trenzinho circulava pelo Centro de Uberlândia, com saída e chegada na Praça Sérgio Pacheco. No início dos anos 1990, o trajeto passou a ser feito exclusivamente dentro do Parque do Sabiá.