A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, neste sábado (24), no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), a Etapa Interescolar – nível 2 da 1ª Olimpíada de Matemática de Uberlândia (OliMat). O evento reuniu estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação em uma programação voltada à valorização do conhecimento matemático, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e ao incentivo à aprendizagem por meio de desafios e atividades colaborativas.
Nesta etapa, as equipes representaram suas respectivas unidades escolares e participaram de atividades planejadas para estimular a resolução de problemas, a elaboração de estratégias, a criatividade e a cooperação. A proposta busca ampliar as possibilidades de aprendizagem dos estudantes, demonstrando que a matemática pode ser explorada de maneira dinâmica, participativa e relacionada à construção de soluções para diferentes situações.
A fase interescolar foi organizada em dois níveis, de acordo com o ano escolar dos participantes. A competição do nível 1, destinada aos estudantes do 6º e do 7º ano, foi realizada em 26 de setembro, também no Cemepe, com a participação de 21 equipes, cada uma composta por seis estudantes. A programação contou com dinâmicas em formato de rodízio, desafios práticos, materiais manipuláveis, jogos e situações-problema. A proposta favorece o raciocínio lógico e o trabalho colaborativo e seguiu a mesma linha agora, no nível 2, que envolveu os alunos do 8º e 9º anos.
A OliMat é promovida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia (IME/UFU). A competição teve início em agosto, com a Etapa Interna, realizada nas próprias escolas participantes. Essa fase mobilizou mais de 3 mil estudantes de 23 escolas municipais de Ensino Fundamental, que desenvolveram atividades individuais de resolução de problemas e desafios matemáticos. A partir desse processo, foram formadas as equipes que representaram cada unidade escolar na Etapa Interescolar.

Olimpíadas Municipais do Conhecimento
A realização da OliMat integra as Olimpíadas Municipais do Conhecimento, iniciativa da Prefeitura de Uberlândia que também reúne a 1ª Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa e Literatura e a 4ª Olimpíada de Inglês. Em conjunto, as três competições somam mais de 9,7 mil participações de estudantes do 6º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino, fortalece ações pedagógicas que incentivam o protagonismo estudantil e valorizam diferentes áreas do conhecimento.
“A Olimpíada de Matemática é um momento importante que os estudantes têm no ano escolar. É uma iniciativa que visa ampliar o interesse deles pela disciplina, que valoriza seus conhecimentos e reconhece suas potencialidades. Também promove experiências de aprendizagem e de trabalhos coletivos, que contribuem bastante para a formação acadêmica e cidadã”, ressaltou o prefeito Paulo Sérgio.

“Ao incentivar a participação, a troca de conhecimentos e a busca coletiva por soluções, a OliMat também reforça a importância da colaboração e da persistência diante de novos desafios”, afirmou o secretário municipal de Governo e de Educação, Guilherme Marques.
Com ações como a OliMat, a Prefeitura de Uberlândia reafirma o compromisso com o fortalecimento da educação pública municipal, diretriz do Prefeito Paulo Sérgio, e reforça a valorização do trabalho desenvolvido nas escolas. Também contribui com a promoção de oportunidades que estimulam o interesse pelo conhecimento, a autonomia dos estudantes e a melhoria contínua dos processos de ensino e aprendizagem.
A cerimônia de encerramento e premiação das Olimpíadas Municipais do Conhecimento está prevista para o dia 3 de dezembro. A programação contempla a entrega de troféus às equipes classificadas, medalhas aos estudantes e certificações aos organizadores, reconhecendo o envolvimento dos participantes e dos profissionais que contribuíram para a realização das atividades.