Há dois meses, os estudantes de Uberlândia conquistaram um sonhado benefício, que tem mudado a vida deles. No dia 10 de fevereiro deste ano, o prefeito Paulo Sérgio assinou, em evento realizado no Terminal Novo Mundo, o decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, que criou a Tarifa Zero para estudantes no transporte público. Passados cerca de 60 dias, já foram registradas 1,5 milhão de utilizações do benefício. Foram emitidos 23,3 mil cartões emitidos. Desse total, 17,6 mil já foram entregues e estão em uso e outros 5,7 mil ainda precisam ser retirados pelos usuários nos pontos da Ubertrans.
Entre os 17,6 mil estudantes que já receberam o cartão em Uberlândia e tiveram seu cotidiano modificado e melhorado pelo Tarifa Zero está Ana Júlia de Araújo Silva, 14 anos, moradora do bairro Jardim Canaã, no setor Norte da cidade. Estudante da rede pública de Uberlândia, ela cresceu vendo os pais trabalharem com vendas e eventos. Desde os 6 anos de idade, ela usava transporte privado para ir à escola. Só que para chegar até a unidade de ensino precisava acordar às 5h e só desembarcava duas horas depois. O retorno para casa acontecia por volta das 14h.
Segundo Ana Júlia, a rotina era desgastante e prejudicava sua qualidade de vida. “Tinha que acordar muito cedo. Além disso, até eu almoçar, ficava mais de 5 horas sem comer, já que minha alimentação, de manhã, era na hora do recreio. Devido ao cansaço, quando chegava em casa, eu dormia. Por isso, fazia a tarefa de casa muito tarde ou só no outro dia, antes da aula começar”, explicou. Fazer atividades esportivas no contraturno era outro desafio. “Teve uma época que eu fazia vôlei perto da escola. Aí que eu ficava mais cansada e tinha que fazer a tarefa no outro dia, antes de entrar para a sala de aula”, disse.
Ana Júlia relata que sua realidade mudou quando foi criada a Tarifa Zero, benefício implementado pelo prefeito Paulo Sérgio que garante a gratuidade no transporte público para estudantes. “Agora, eu vou e volto da escola de ônibus, junto com uma amiga, e chego uma hora mais cedo em casa. Consigo almoçar e descansar antes das outras atividades. Estou aprendendo a circular de ônibus pela cidade. Me sinto segura, pois sei que têm câmeras nos ônibus” afirmou, se referindo ao sistema de videomonitoramento online da frota total que opera na cidade, implantado pela Ubertrans e lançado pela Prefeitura de Uberlândia em março deste ano – a tecnologia abrange também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira.
Foi só depois de saber que os veículos do Sistema Integrado de Transporte (SIT) têm câmeras de segurança que o supervisor de vendas Jean Araujo Silva, 34 anos, pai de Ana Júlia, concordou que a filha usasse o transporte coletivo. “Minha esposa me contou sobre o sistema de câmeras nos ônibus, também sobre a gratuidade para estudante, e a Ana ainda voltaria na companhia de uma amiga que mora no nosso bairro. Me senti seguro em permitir que ela vá à escola e volte pra casa de ônibus”, disse. Além disso, Jean Araujo Silva comemora a economia que fará ao economizar os recursos que antes eram destinados ao transporte privado utilizado por Ana Julia e seu outro filho. “São R$ 700 que deixarei de pagar para meus dois filhos. Um dinheiro que destinarei a outros setores como diversão e cultura para eles”, contou.
Cadastro
O benefício da Tarifa Zero é destinado a estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária total igual ou superior a 600 horas. Para ser beneficiário da Tarifa Zero, o estudante precisa se cadastrar no aplicativo do programa. O aplicativo Ubertrans-Supersit pode ser baixado pela loja de aplicativos do celular. Em seguida, basta se cadastrar ou, no caso de quem já acessava a plataforma, fazer o login com e-mail e senha.
O estudante deve informar no aplicativo:
- os dados pessoais
- anexar a grade horária
- comprovante de endereço
- comprovante de matrícula
- declaração de frequência
- documento oficial de identificação com foto
- formulário de adesão à LGPD
- fazer a foto
Após o cadastro, se não houver inconsistências e o solicitante for aprovado, o cartão físico é confeccionado e entregue ao usuário no terminal urbano mais próximo do endereço informado no cadastro. Em caso de perda ou roubo do cartão da Tarifa Zero, um novo pode ser solicitado ao custo de dez tarifas vigentes, mediante a apresentação de boletim de ocorrência. O sistema permite o uso para ida e volta à escola de acordo com a grade informada, além de dois tickets por dia (inclusive sábados, domingos e feriados) para uso em lazer, cultura e esporte, com um intervalo mínimo de 1h entre cada viagem, garantindo o uso adequado do benefício.