Uberlândia continua se destacando na agilidade para a abertura de empresas. Conforme o último Ranking de Formalização Municipal, da Rede SIM-MG, o município verificou mais um recorde no tempo médio para constituição de novas empresas, com 4,4 horas. O dado, referente ao mês de junho de 2025, coloca Uberlândia na primeira posição entre as cidades de grande porte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, sendo a localidade em que se precisa de menos tempo para a abertura de empreendimentos. No período analisado, foram formalizadas 505 empresas no município.
“A Prefeitura de Uberlândia tem participação direta na formalização de novas empresas. Atuamos para garantir eficiência nas análises que são feitas pelas secretarias municipais e pelo Integrador Municipal. É um trabalho de excelência dos nossos servidores, sobretudo, das secretarias municipais de Finanças e de Planejamento Urbano, bem como dos que atuam na Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub). Nos colocamos sempre disponíveis para favorecer os empreendedores e desburocratizar os processos necessários”, considerou o prefeito Paulo Sérgio.
Desenvolvido pela Empresa Municipal de Processamento de Dados (Prodaub), junto aos sistemas da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e da Receita Federal, o Integrador Municipal distribui virtualmente os dados de forma automática entre os órgãos das diferentes esferas, que podem gerar suas autorizações em um clique. O serviço também dispõe diversas outras vantagens para o solicitante, como a padronização das informações, integração entre os órgãos participantes e plataforma única de acesso pelos usuários. (Clique aqui e confira)
Os critérios utilizados para a verificação dos prazos pela Jucemg consideram órgãos municipais e licenças (como inscrição municipal e alvará), movimentos de constituição de todas as naturezas jurídicas, empresas com registro em Junta Comercial e constituição de matrizes.