O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) instalou, nesta terça-feira (8), mais duas Estações de Reciclagem de Uberlândia. A primeira está localizada na avenida Capitão Pedro Machado Silveira, dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim, no bairro Jardim Karaíba. A segunda encontra-se na entrada do Poliesportivo São Jorge, que fica na avenida Tolêdo, 25. Ambas foram adquiridas por meio do Programa de implantação de Estações de Reciclagem, regulamentado pelo Decreto Municipal nº 20.367, de 15 de maio de 2023.
A iniciativa do Dmae, que reforça o compromisso com a sustentabilidade, seguindo a diretriz do prefeito Paulo Sérgio, visa ampliar e melhorar a coleta seletiva de resíduos recicláveis em Uberlândia, oferecendo mais pontos de descarte adequado à população e promovendo a destinação correta dos materiais que ainda têm valor ambiental e econômico. A cidade já conta com outras oito Estações de Reciclagem instaladas em diferentes regiões, além dos Ecopontos.
A Estação de Reciclagem funciona como um mobiliário urbano acessível à população para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. No local, podem ser depositados plásticos, papéis, papelões, metais, embalagens tipo longa vida e vidros – neste último caso, é importante que o descarte seja feito dentro de alguma embalagem fechada, para garantir a segurança de quem fará o manuseio.
O supervisor de gestão de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa, reforça a importância da colaboração da população. “É fundamental que cada cidadão contribua descartando corretamente seus resíduos recicláveis. Ao utilizar os pontos de entrega voluntária, evitamos que materiais com potencial de reaproveitamento sejam desperdiçados junto ao lixo comum. Isso reduz impactos ambientais e fortalece a cadeia da reciclagem em nossa cidade”, destacou.
Como forma de incentivar o uso correto da nova estação e ampliar a conscientização ambiental, o Dmae também realizará um trabalho de mobilização porta-a-porta com os moradores do entorno da ETA Bom Jardim e Poliesportivo São Jorge. Equipes da autarquia visitarão residências próximas para explicar como funciona o ponto de coleta, quais materiais podem ser descartados e a importância da participação da comunidade na separação e destinação correta dos recicláveis.
Participação
Podem participar do Programa de implantação de Estações de Reciclagem pessoas físicas, jurídicas, órgãos da administração pública, entidades associativas, cooperativas e condomínios. As propostas devem conter a indicação de um ou mais locais para instalação, que são avaliadas tecnicamente pelo Dmae.
Todas as informações sobre o programa, incluindo os endereços das Estações de Reciclagem já implantadas e os critérios para adesão, estão disponíveis na aba “Coleta Seletiva/Estações de Reciclagem” da página do Dmae no Portal da Prefeitura.
Atualmente, Uberlândia conta com coleta seletiva para 90% da população na coleta modelo porta a porta e 100% no modelo ponto a ponto. Dessa forma, o objetivo principal do programa é ampliar as opções para a população destinar corretamente os materiais recicláveis, fomentando uma ação ambiental sustentável que tem impacto direto na inclusão social dos catadores e na redução de resíduos encaminhados ao Aterro Sanitário.