A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realiza, nesta terça (14), na quarta (15) e na quinta-feira (16), a segunda edição do encontro “Dialogar para Construir – Cuidar de Quem Cuida”. O evento, voltado aos servidores da pasta, acontece no Complexo Social Iracema Marques, no bairro Daniel Fonseca, e tem como objetivo valorizar e acolher os profissionais que atuam na rede socioassistencial.
O encontro foi pensado como um espaço de escuta e troca de experiências, onde os servidores podem refletir sobre o papel que desempenham e sobre o impacto de suas ações na comunidade. Um dos destaques da programação é a Roda de Diálogo “Quem somos, o que fazemos, o que queremos construir”, que convida os participantes a debater sobre identidade, pertencimento e missão coletiva. Ao término das discussões, cada grupo apresenta um texto no qual estão presentes as reflexões do encontro e uma palavra que simboliza o sentimento compartilhado. A proposta reforça o compromisso da Prefeitura de Uberlândia e a diretriz do prefeito Paulo Sérgio de cuidar de quem cuida e fortalecer o trabalho conjunto em prol do bem-estar social.
“Este encontro é um momento muito especial, de pausa e de valorização. Cuidar das pessoas é uma das missões mais nobres e, ao mesmo tempo, uma das mais desafiadoras. Por isso, precisamos olhar também para quem está todos os dias na linha de frente, acolhendo, orientando e transformando vidas. Nosso compromisso é garantir que esses profissionais, que muitas vezes lidam com desafios emocionais e sociais intensos, tenham suporte, reconhecimento e espaços de escuta e fortalecimento emocional. Cuidar de quem cuida é investir em uma rede socioassistencial mais humana, sensível e eficiente. É assim que construímos uma cidade que acolhe de verdade, com empatia e compromisso coletivo”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Kátia Santiago.
Programação – próximos dias
Quarta-feira (15)
- 12h30 às 13h: Acolhimento
- 13h30 às 15h30: Grupos de diálogo
- 15h30 às 16h: Café
- 16h às 17h: Compartilhamento e encerramento
Quinta-feira (16)
- 8h: Acolhimento e café
- 8h30 às 10h20: Grupos de diálogo
- 10h45 às 12h: Compartilhamento e encerramento